segunda-feira, 25 de abril de 2011

O nacional é de Segunda! - Uma história só para mim

Estreiando uma coluna nova no blog para manter uma regularidade maior de postagens, começo hoje a dedicar as segundas para falar de algum livro nacional que eu já tenha lido, ouvido falar ou que eu tenha vontade de ler. Mas é claro que posso falar sobre nacionais em outros dias da semana, também, mas quero que todas as segundas pelo menos um post nacional seja feito!

Vamos lá! Vou falar sobre um livro que, há alguns anos, eu queria muito ler e nunca achei até que eu e minha prima encontramos numa bienal. "Uma história só para mim" foi escrito por Moacyr Scliar, falecido este ano, e publicado pela Atual Editora. Eu conheci essa história por volta de 2005 e me identifiquei com o personagem, pois naquela época eu era - ou ainda sou rs - meio arredio como João.

A história é contada por Rodrigo, um dos vários meninos que moram no mesmo prédio de João. Todos os garotos consideram João um menino estranho, pois ele não busca fazer amigos e mal cumprimenta as pessoas ao passar por elas. Ele é tido como "nojentinho" por algumas garotas. Mas, na verdade, João é um menino problemático que vive num mundo criado por ele próprio, um adolescente angustiado que precisa de ajuda. Quantos adolescentes não precisam?

João vive em um mundo de fantasia. Ele lê livros de um certo autor especial e toma para si as histórias dos personagens e as conta para os outros como se fossem parte de sua vida real. Mas isso não dura muito tempo. Por exemplo, a história que conta aos meninos do prédio de como seu pai era um famoso médico que abandonara as cirúrgias e se dedicara a ajudar os índios na Amazônia; e que por isso acabara morto pelos capangas de um fazendeiro que queriam as terras dos índios. Mas quando a mãe dele pede ajuda a Rodrigo para tentar resolver uma das crises do filho, Rodrigo descobre que o pai de João está bem vivo. E a história se complica quando ele lê, na biblioteca, a mesma história narrada por João.

Então, com uma forte suspeita de que João tenha alguma relação com o autor do livro descoberto, Rodrigo, junto com um amigo chamado Rafael, parte em busca de descobrir toda a verdade a respeito do pai de João e uní-los para que, juntos, possam escrever uma história a quatro mãos.

Fui eu quem cadastrou o livro no Skoob quando o site mal tinha livros cadastrados: http://www.skoob.com.br/estante/livro/76400 Achei tão legal isso! xD

Eu gostei dessa história por vários motivos. Além de falar de solidão, ela nos mostra que devemos seguir e assumir nossa própria história, fala da complicada relação entre pais e filhos e mostra a solidariedade humana. A gente pode até chegar a sentir pena de João, quem não sentiria? Mas também torcemos para que tudo dê certo no final para ele.

Uma história só para mim
Autor: Moacy Scliar
Páginas: 64.
ISBN: 9788535703382
Editora: Atual Editora
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us