domingo, 10 de abril de 2011

O silêncio das mariposas


O livro O silêncio das mariposas, escrito por Juliano Schiavo em seis meses, fala sobre vampiros. Mas não somente sobre eles. Na verdade, o livro fala sobre angústias e dúvidas que todos nós temos em vida e, quanto ao personagem, em vida na morte.


Uma das coisas que se nota de imediato ao ler O silêncio das mariposas é que você não tem um personagem com nome e sexo. Mas de algum modo o Juliano Schiavo faz com que você se sinta como aquele personagem. Bem, pelo menos eu me vi em várias coisas pelas quais o personagem oculto discorreu.

Todos nós queremos agradar a alguém de alguma maneira. E muitas vezes somos desonestos com nós mesmos ao nos fecharmos para que os outros vejam na gente aquilo que os apetesse. Criamos um embrulho magnífico, cheio de laços e belas fitas exteriores, mas com um conteúdo doentio e depressivo, angustiado. No seu aniversário de dez anos, o personagem aprende uma dura e estranha lição, que talvez sirva mais para a frente. Devemos ser falsos mesmo quando a sociedade prega que a sinceridade é uma das coisas mais bonitas.

De fato, de todas as experiências pelas quais o personagem passa, nenhuma é mais intensa e estranha do que sua transformação vampírica. É ali que vemos ele perdendo tudo. É quando vemos até onde nossas escolhas precipitadas podem nos levar.

O silêncio das mariposas é um livro envolvente e de leitura rápida, pelo menos é essa a impressão que eu tive ao baixar e começar a ler as 100 páginas, de um total de 214, disponibilizadas no blog de divulgação da obra.

Se quiserem ler essas páginas e começarem a ponderar sobre várias coisas, baixem clicando aqui as páginas disponibilizadas pelo autor. E sigam o Juliano no Twitter: @julianoschiavo.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us