sexta-feira, 4 de julho de 2014

Como escrever um livro | Introdução

Olá, galera! Hoje eu começo mais uma série aqui no blog que pode ajudar aqueles que sonham em escrever um livro e não sabem nem ao menos por onde começar.


Isso mesmo! Nós vamos começar do zero e tentar chegar no livro pronto, quer seja ele em formato físico ou digital.

Antes de mais nada, eu gostaria de deixar bem claro que eu não tenho uma fórmula mágica ou milagrosa para se escrever um livro. E acredito que ninguém tem. Também não tenho formação alguma em literatura ou mesmo algum curso de escrita criativa. Desde adolescente que eu gosto de escrever e até tenho uma história pronta. Alguns capítulos de O dia inteiro tentei falar com você podem ser lidos no Wattpad. Além desse livro, eu tenho outras histórias rascunhadas.

Eu poderia chegar aqui e simplesmente postar material de outros sites e livros que dizem ensinar a escrever um livro. Mas vamos combinar que isso não tem nada a ver comigo. Porém, tudo o que eu postar tem respaldo em textos ou livros que eu li em algum momento em que eu mesmo fui atrás desse segredo, das técnicas, desse quase mistério que é escrever um livro. Eu não seria capaz de chegar aqui e despejar ideias aleatórias, coisas que eu não uso ou nunca experimentei.

Vamos, então, fingir que essa série é um RPG em que cada parte representa uma aventura da campanha que visa ter um livro pronto.

Para quem vai participar em tempo real, vou dar um prazo de no máximo 15 dias para ir se organizando. Se você chegou a esta postagem depois, não se preocupe. Acompanhe na guia Séries e Artigos no menu do blog os próximos passos para se produzir textos bem bacanas, criar personagens cativantes, entender do que é composto um livro e criar histórias interessantes.

Os materiais que vocês vão precisar para participar são os seguintes:

1 - Um caderno de qualquer tamanho, com pelo menos 100 folhas;
2 - Canetas azul e preta e corretivo;
3 - Lápis e borracha;
4 - Nenhum dos anteriores, apenas o editor de texto da sua preferência. A minha dica é sempre salvar o projeto enquanto for escrevendo e, ao fim do exercício, enviar por e-mail para si próprio ou salvar na nuvem (Dropbox, por exemplo). Pen drive também está valendo; e
5 - Criem uma conta no Wattpad, plataforma exclusiva para postar textos, ou mesmo criem um blog. Mas não vamos usá-los agora no começo e sim quando a história começar a ser escrita.

Espero que vocês curtam e aproveitem bastante, compartilhando sua experiência nos comentários com os outros participantes e postando dúvidas. Sempre que possível e eu souber, responderei.

Vejo vocês em breve!
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us