terça-feira, 14 de junho de 2011

Resenha - Fragmento

Fragmento
Autor: Warren Fahy.
Tradutor: Otávio Alburquerque.
Páginas: 396.
ISBN: 9788520429341.
Editora: Amarilys.

Sinopse:

Neste eletrizante suspense, um grupo de cientistas está a bordo do Trident, um sofisticado navio arrendado pelo reality show Sealife. Quando já acreditavam que a expedição marítima estava prestes a terminar, eles recebem um pedido de socorro proveniente de uma misteriosa ilha incrustada no meio do Oceano Pacífico, milhares de quilômetros distante de qualquer terra firme. A partir da chegada dos primeiros tripulantes ao local, dá-se início a uma frenética luta pela sobrevivência. Eles descobrem que a exótica e assustadora ilha Henders não se trata de um mundo perdido congelado no tempo, mas sim de um fragmento de um continente perdido que evoluiu em um caminho isolado por meio bilhão de anos.
Uma narrativa ágil, bem estruturada e acompanhada com uma boa dose de humor prende a atenção do leitor do início ao fim, revelando, sobretudo, que a evolução das espécies pode estar muito além da imaginação.


Esse livro eu ganhei no Clube do Livro ES - Terror que teve na Saraiva do Shopping Vitória mês passado e somente comecei a lê-lo semana passada. Confesso que nunca tinha lido nada da Amarilys e fiquei curioso a respeito desse livro por causa da sinopse.

O "Fragmento" em questão é um pedaço de terra perdido no fim do mundo, encontrado há tempos por um grupo que buscava água potável. Anos depois, uma equipe de tevê a bordo de um navio, o Trident, recebe um sinal de socorro e acabam parando na mesma ilha. O Trident levava pessoas que participavam de um reality show, o Sealife, e Cynthea, a responsável por ele, vê nas coisas estranhas e misteriosas da ilha, a salvação para o naufrágio de seu programa. Mas eles vão descobrir que há mais coisas do que pensavam a respeito da Ilha Henders.

Eu li esse livro em menos tempo do que eu achei que levaria para ler. Achei um pouco cansativa e desnecessária algumas passagens em que os cientistas descrevem a evolução das espécies de animais do mundo que conhecemos. Acho que o autor usou isso para tentar justificar as criações animalescas perdidas da Ilha de Henders. Uma coisa boa a destacar a respeito disso é que há figuras nas últimas páginas que nos ajudam a visualizar melhor como elas seriam. A Ilha lembra um pouco um filme de Jurassic Park, embora sem dinossauros.

Eu achei muito bizarro a partir das cem últimas páginas depois que a gente descobre algo curioso sobre uma das espécies que habitam a Ilha, mas tentei relevar, né. Não gostei muito do final, parece que foi feito, perdoem a expressão, nas coxas e ficou muito em aberto. Eu recomendo esse livro para leitura se você gosta de quebrar um pouco a cabeça com todos aqueles termos técnicos e biológicos que o autor usa. Eu acho que eu dei três estrelas para o livro no Skoob, que é "bom".
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us