terça-feira, 6 de setembro de 2011

Resenha | Quarto

Quarto
Autora: Emma Donoghue.
Tradução: Vera Ribeiro.
Páginas: 349.
ISBN: 9788576861317.
Editora: Verus.
Skoob: aqui.

Sinopse:

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.


É muito difícil falar sobre esse livro por vários motivos. Quarto é um livro que conta uma história forte através dos olhos inocentes de uma criança de cinco anos. Espero conseguir passar um pouquinho de tudo que há no livro, que se tornou um dos meus favoritos.

Jack é simplesmente uma criança e seu mundo se resume ao quarto em que vive com a mãe. Ele não sabe o que existe para além da claraboia, os canais de televisão são para ele como "planetas" onde acontecem coisas incríveis e os personagens são seus amigos. Ele realmente vive um mundo de fantasia, mas quando chega a noite ele deve ficar muito quieto no seu guardarroupas quando o Velho Nick vem visitar a mãe. Ele é tão inocente que não sabe porque a cama geme enquanto o velho se deita lá.

Com o passar dos dias, sua mãe tenta revelar ao filho a verdade sobre algumas coisas e, depois, elabora um plano desesperadamente ousado para se ver fora daquele lugar. E Jack é uma peça fundamental dele. Essa é uma parte realmente empolgante do livro. É quase possível ver tudo pelos olhos do garoto.

Não é possível terminar Quarto e partir para um outro livro sem tirar um tempo para meditar sobre tudo o que leu. Até onde você pode manter a inocência de uma criança que não conhece o "Lá Fora"? Como simplesmente não enlouquecer após anos e anos de abuso? A autora soube dosar bem o tema pesado retratato, nos mostrando pelos olhos de uma criança. É um livro muito bom, você torce por Jack, se diverte e chora com a inocência dele. Não deixem de ler.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us