quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resenha | A Esperança

Contém spoiler de Jogos Vorazes e Em Chamas  
A Esperança
Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D'Elia.
Páginas: 419.
ISBN: 9788579800863
Editora: Rocco.
Skoob: A Esperança.
Leia um trecho: As cinzas.
Resenha: Jogos Vorazes
Resenha:  Em Chamas

Sinopse:

As regras do jogo mudaram. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente?

Quando os distritos se rebelaram contra a Capital, doze foram derrotados e o Distrito 13, eliminado. Por conta disso, os Jogos Vorazes foram criados para mostrar o poder da Capital à população de Panem. Todos os anos acontece a colheita em que vinte e quatro tributos dos doze distritos, sendo uma garota e um garoto, são sorteados para se enfrentarem na Arena até que somente um sobreviva.

“Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto todos assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjulgados a ela.” Jogos Vorazes, pág. 25.

Os Jogos são tratados como um grande espetáculo, mas para alguns distritos ter um tributo escolhido é sinônimo de cadáver. E, portanto, no Distrito 12 a possibilidade de alguém se oferecer como voluntário no lugar de outra pessoa sorteada são mínimas. Mas quando Katniss Everdeen e toda a população do 12, reunida na praça central do distrito, escuta Effie Trinket chamar Primrose Everdeen, de 12 anos, um grande passo para uma mudança se inicia.

“É assim que me sinto agora, tentando se lembrar como respira, incapaz de falar, totalmente atordoada, ouvindo o nome repicar no interior de meu crânio.” Jogos Vorazes, pág. 28.

Após os acontecimentos que culminaram numa vitória dupla na Arena, Katniss Everdeen e Peeta Mellark retornam como vitoriosos ao Distrito 12. Mas a ousadia de Katniss para salvar Peeta nos Jogos Vorazes repercutiu de duas maneiras por toda Panem: para os iludidos na Capital, foi o desespero de uma adolescente apaixonada. Mas para Snow, o presidente de Panem, a atitude de Katniss acendeu uma centelha que precisa ser detida.

“Você não tem acesso a informações sobre o clima nos distritos. Em vários deles, todavia, as pessoas viram o seu pequeno truque com as amoras como um ato de desafio, não como um ato de amor. E se uma garotinha do Distrito 12, logo esse!, pode desafiar a Capital e escapar incólume, o que os impedirá de fazer o mesmo? - diz ele. - O que impedirá, digamos um levante?” Em Chamas, pág. 28.

Para seus familiares e todas as pessoas que ama não sofrerem qualquer represália da Capital, Katniss precisa convencer Snow de que seu amor por Peeta é verdadeiro diante de toda a população de Panem, enquanto fazem a Turnê dos Vitoriosos.

“Uma visita do presidente Snow. Distritos à beira de levantes. Uma ameaça de morte direta a Gale, com outras a caminho. Todos que eu amo condenados. E quem sabe quem mais vai pagar pelas minhas ações? A menos que eu coloque a situação sob controle nessa turnê. Tranquilize o descontentamento e apazigue a mente do presidente Snow. Mas como?” Em Chamas, pág. 38.

Mas durante a turnê, pequenas manifestações acontecem e Katniss não consegue saber se suas atitudes foram suficientes para amenizar os pensamentos de Snow. Até que eles finalmente se encontram quando a turnê chega na Capital.

“Eu conseguiu? Foi suficiente? Entregar tudo a você, manter o jogo rolando, prometer me casar com Peeta. Isso foi suficiente?
Como resposta, ele faz uma negativa com a cabeça de maneira quase imperceptível.” Em Chamas, pág. 85.

Quando volta para o Distrito 12, qualquer plano de fuga de Katniss é abandonado quando Gale sofre uma tortura ao ser pego com caça. E, sem saber muito o que a aguarda, ela e Peeta partem para o Massacre Quartenário, uma edição especial de aniversário dos Jogos Vorazes em que antigos vitoriosos são levados à arena. Algo surpreendente acontece na arena dessa vez.

A Esperança reside na guerra?

Quando você termina de ler um livro tão intenso quanto esse, você deve parar um tempo e pensar em como falar sobre ele. A Esperança é cruel, violento e cruel mais uma vez. Katniss está de volta ao Distrito 12, mas nada é como era. 

“Por que será que voltei ao 12? Como essa visita pode me ajudar a responder à pergunta da qual não consigo escapar?
- O que é que vou fazer? - sussurro para as paredes. Porque realmente não sei.”
A Esperança, pág.16.

Depois de vencer sua primeira edição dos Jogos Vorazes, Katniss se tornou o símbolo de esperança para muitos em todos os distritos de Panem, o Tordo. Ela é aquela que, apesar da opressão da Capital, não desistiu. Mas como sempre acontece com essas pessoas, o poder é dado a elas mesmo contra sua vontade e, é claro, essas pessoas não sabem muito bem o que fazer com ele. Ou o que as pessoas esperam que ela faça.

“O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo.”
A Esperança, pág.17.

Durante todo esse livro, vemos os horrores que uma guerra pode trazer. As perdas são grandes em todos os sentidos. Poucas pessoas são poupadas. Somente vi crueldade assim no livro 1984, de George Orwell. Suzanne Collins foi muito esperta. Apesar de conhecermos as crueldades que levaram, e que são, os Jogos Vorazes, ela nos fascina com os acontecimentos da Arena para depois jogar na nossa cara que nós somos os espectadores passivos como os da Capital, nos divertindo com os horrores da guerra.

Jogos Vorazes é a única história atual até o momento, para mim, que mostra o que uma distopia realmente tem para mostrar. A série não quer mostrar pessoas bonitinhas num futuro utópico como em Feios. Ou uma sociedade controladora. Distopia, para mim, vem junto com crueldade, ou melhor dizendo, com a crueldade com que os homens são capazes de tratar seus próximos. Crueldade pura.

Um questionamento que eu me fiz quando dei uma breve relida no segundo livro foi o seguinte: será que pedir para Katniss amenizar os fatos diante de Panem não acabou se tornando uma arma a favor do país tornando-a ainda mais o símbolo da revolução? Será que os tiranos, ao tentarem oprimir seu povo, não acabam concedendo a eles os meios necessários para batalhar por um mundo melhor?

A guerra em Panem me fez pensar se ela não era apenas mais uma edição bizarra dos Jogos Vorazes. E, em um momento, Katniss confirmou isso.

“... sinto a arena ao meu redor. É como se eu jamais houvesse saído dela, na realidade.”
A Esperança, pág. 314.

Nossas emoções são colocadas à prova em vários momentos, principalmente quando Katniss sofre todas aquelas perdas e acompanhamos o acontecimento mais trágico pelo qual ela poderia passar. A Esperança finaliza de forma excelente a trilogia Jogos Vorazes.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us