terça-feira, 22 de novembro de 2011

Resenha | Fablehaven - a ascensão da Estrela Vespertina

Contém spoilers de Fablehaven #1
Fablehaven - a ascenção da Estrela Vespertina
Autor: Brandon Mull.
Tradução: Alexandre D'Elia.
Páginas: 480.
ISBN: 9788579800665.
Editora: Rocco Jovens Leitores.
Skoob: aqui.
Primeiro capítulo: O aluno novo.

Sinopse:

A ascensão da Estrela Vespertina é a segunda de cinco obras da série Fablehaven, criada por Brandon Mull. Na trama, novas e perversas criaturas pertencentes a uma certa Sociedade da Estrela Vespertina se articulam para driblar os jovens em uma aventura ainda mais mágica e eletrizante do que a primeira. 

Olá, leitores. Estou aqui para falar do segundo livro da série Fablehaven publicado no Brasil pela editora Rocco na coleção Jovens Leitores.

Kendra e Seth Sorenson estão de volta à sua vida comum após os acontecimentos mágicos em Fablehaven, a estranha reserva a que seus avós protegem. Mas um novo aluno chega na escola e Kendra, diferentemente das outras meninas de sua sala, consegue ver a real natureza dele. Enquanto as garotas o acham lindo, Kendra vê uma criatura horrorosa. Isso porque Kendra não precisa mais tomar o leite para conseguir ver as criaturas mágicas que aparecem para as outras pessoas como animais comuns.

O novo aluno é um kobold, uma espécie de gnomo, e Kendra teme o que ele pode fazer com suas amigas. Quando algo muito estranho acontece em sua sala de aula, Kendra recebe a ajuda de um estranho que diz saber da existência de Fablehaven e de como ela poderia se livrar do kobold. Kendra e Seth se reúnem ao estranho para resgatar o único objeto capaz de fazer com que se livrem do kobold e isso quer dizer que eles se meteriam em algo completamente arriscado: uma estátua de um sapo, escondida dentro de uma funerária. E é Seth, que já se arriscou várias vezes da última vez, que vai tentar pegar a estátua.

"No entanto, isso era o pior até agora, porque entrar num covil de zumbis sozinho não apenas significava que você poderia morrer, como também que poderia morrer de um jeito muito pertubador." Pág. 51

Enquanto tenta pegar a estátua, algo estranho acontece e ela ganha vida e o morde, deixando Seth amaldiçoado por Olloch, o Glutão. Mas antes que Kendra e Seth sejam convencidos a participar de mais uma exploração ao lado daquele estranho, seu avô liga para a casa deles e os alerta a não confiar nele. Pois o homem pode fazer parte de uma organização chamada Sociedade da Estrela Vespertina.

A Sociedade da Estrela Vespertina desbrava o mundo em busca dos artefatos mágicos escondidos nas cinco reservas espalhadas pelo mundo, existindo uma inclusive no Brasil. Para impedir que a Sociedade encontre o artefato de Fablehaven, vovô Sorenson convocou alguns amigos para encontrá-lo antes e removê-lo de lugar, isso porque nem os próprios zeladores das reservas mágicas sabem a real localização desses objetos.

"Tanu é um mestre das poções. Coulter coleciona relíquias mágicas. Vanessa se concentra em capturar animais mágicos. As diversas ocupações deles os levaram a alguns dos mais perigosos confins do mundo, e os qualificaram para esse perigoso encargo." Pág. 106.

Mas algo muito estranho acontece dentro da casa e faz com que eles suspeitem de infiltração da Sociedade da Estrela Vespertina. Será que um dos novos visitantes estava ali trabalhando para a Sociedade? Ou será que alguma outra pessoa estava armando algum plano para tomar o artefato mágico de Fablehaven? E Seth, será que ele conseguirá se livrar da maldição ou Olloch, o Glutão, o devorará?

Eu gostei bastante do começo do livro, todo aquele clima de escola e do mundano se misturando ao mundo mágico que as outras pessoas não conseguem ver. A narrativa também melhorou bastante na minha opinião, me deixando realmente curioso em várias e várias partes. Eu quase perdi o ônibus enquanto lia uma parte crucial da história. Sim, leio em ônibus.

Uma das poucas coisas que me incomodam é que o Brandon revela algumas coisas muito rapidamente quando poderia fazer um climax mais incrível se mantesse o mistério por mais tempo. E outra é que coisas que podiam ser contadas rápidas, ele demora um pouco para falar sobre. Por falar em climax, o final do livro foi para me deixar muito curioso sobre o próximo. 

Sim, a Rocco já divulgou o próximo livro da série. Ele se chamará "Fablehaven - nas garras da sombra". Quero muito ler! Haha. Comentem!

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us