segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resenha | A maldição do tigre

A maldição do tigre
Autora: Colleen Houck.
Tradução: Raquel Zampil.
Páginas: 342.
ISBN: 9788580410266.
Editora: Arqueiro.
Skoob
Primeiro capítulo: Kelsey.

Sinopse:

Paixão. Destino. Lealdade. Você arriscaria tudo para salvar seu grande amor? Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.

Olá, leitores. Vou contar para vocês hoje sobre um livro que tem uma capa muito bonita e uma história bem interessante.

A maldição do tigre conta a história de Dhiren e Khisan, dois príncipes indianos que se apaixonaram pela mesma mulher e pagaram um preço muito caro por isso. Eles foram amaldiçoados a viver como tigres, podendo assumir a forma humana somente durante vinte e quatro minutos a cada vinte e quatro horas, até que alguém surja para libertá-los dessa sina. É quando uma jovem garota americana, recém formada no colegial, aparece em suas vidas.

Kelsey Hayes procura um emprego para custear seus estudos na faculdade quando a oportunidade de trabalhar em um circo de sua cidade é jogada em suas mãos. Além de outras tarefas, ela tem que cuidar de um tigre branco. Kelsey fica fascinada pelo animal tão exótico e, aos poucos, se aproxima mais dele e percebe que o tigre é um tanto incomum.

"Aqueles olhos eram hipnóticos. Eles se fixaram em mim, quase como se o tigre estivesse examinando a minha alma." Pág. 34.

Kelsey acaba criando um laço de amizade pelo animal e, afeiçoada, acaba desejando algo que, ela não poderia imaginar,  mudará para sempre a sua vida. E é assim que o misterioso Sr. Kadam surge com a proposta de comprar o tigre e levá-lo para um reserva na Índia, mas precisa que Kelsey o acompanhe sem saber os reais motivos por trás desse interesse.

"Olhei dentro daqueles grandes olhos azuis e sussurrei:
- Queria que você fosse livre." Pág. 41.

Eu achei bem interessante a ideia do livro. É algo diferente, coisa que é difícil de ver em livros hoje em dia. Colleen se baseou em várias mitologias indianas para criar seu universo, com os misteriosos deuses e criaturas estranhas da cultura daquele país. Não sou um especialista, mas creio que o trabalho de pesquisa dela foi bem feito, fundamentado.

Mas, sobre a história em sim... Algumas atitudes dos dois personagens principais, Kelsey e Ren, não me agradaram. Esperava um pouco mais de maturidade de Kelsey e muito mais de Dhiren. Afinal, ele é/era um príncipe e, bem, deveria ter um comportamento mais "das antigas" ou um pouco mais maduro, mesmo após viver tantos anos como animal. Kelsey já me fez erguer um pouco as sobrancelhas com algumas comparações que ela fazia e seu jeito um pouco infantil, confuso, de lidar com relacionamentos. Quando Kishan entra em cena, para colocar um pouco de peso na balança, eu gostei um pouco mais. Senti falta de um antagonista presente na história.

No entanto, gostei de Colleen ter acrescentado muita ação, uma "jornada do herói" à história. Kelsey e Ren precisam se aventurar por lugares misteriosos em buscas dos objetos capazes de restituir a humanidade total dos príncipes. Ela não se ateve completa e unicamente à história de amor entre Kelsey e o "homem tigre". Não achei o romance tão meloso ou psicótico.

O final do livro foi muito rápido e inesperado para mim. Pensei que fosse ver uma coisa, que não posso contar sem dar um baita de um spoiler rs, e acabou acontecendo outro. O gancho para o próximo livro foi leve, mas suficiente para nos deixar curioso para o próximo livro, que tem o nome provisório de "O resgate do tigre".


Neste vídeo, a autora disse que a série será composta de cinco volumes e que se inspirou na série "Crepúsculo" para criar a sua própria. Realmente, existe sim algumas semelhanças bem perceptíveis se você o ler bem.


E aqui estão as capas do segundo e terceiro volumes da série "A maldição do tigre" em inglês.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us