terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Artigo | Divulgando promoções

Olá, leitores. Hoje vou falar de um assunto talvez polêmico e um pouco incômodo entre aqueles que não estão tão intimamente ligados ao mundo da blogosfera literária: promoções. Mas vocês devem estar se perguntando o que tem de polêmico em promoções que merece ser discutido.

Quando alguém se dispõe a ter um blog literário nos mesmos moldes do @blogocapitulo, a pessoa está sujeita a várias coisas, entre elas gente que se sente incomodada com os vários tweets de promoções idealizadas pelos blogueiros. Uma das formas mais comuns de promoções existentes é através de formulários do Google Docs. Pelo menos, essa é a que o blog mais usa. Sempre dispondo de uma frase para divulgação da promoção, normalmente sendo postada no Twitter X vezes, é gerado o que alguns consideram “spans”.

Spam é um termo comumente usado para designar aqueles e-mails com notícias, promoções e divulgações não solicitadas. Acredito que todo mundo que divulga tweets de promoções já leu algum seguidor do Twitter reclamando indiretamente delas. Realmente, colocando-nos pelo ponto de vista deles, deve ser um incômodo bem grande ler tantos tweets de promoções sendo que elas mesmas não têm interesse en participar. Uma coisa que eu não entendo é por que as pessoas reclamam das promoções, sabendo que há seguidores que sempre, sempre, participam delas e ainda continuam seguindo-os.

Quando algum blog limita o número de tweets diários para as promoções, ele não está dizendo que a pessoa é obrigada a divulgar todas as vezes. Mas quanto mais divulgados, mais chances de concorrer ao prêmio em questão. Ganham essas promoções as pessoas que normalmente se dedicam de verdade, pessoas que realmente querem ganhar. Essas pessoas não ficam confortáveis esperando uma promoção em que a sorte dirá quem ganhará. Eu prefiro participar de promoções em que tenho de preencher os formulários todas as vezes em que divulgo. Eu sempre acho mais justo. Quando a promoção é feita pelo sorteio através de algum link, normalmente o “king.to”, as chances de alguém que não conhece o blog participar e ganhar são fortes. No @blogocapitulo, as promoções através de link comumente são relacionadas a marcadores de página.

Promoções servem a um propósito: divulgar o blog. Vários e vários tweets de promoções poluem a timeline dos nossos seguidores? Sim, mas se eles não gostam deles e sabem que sempre vamos participar, por que insistem em reclamar? Por que simplesmente não deixar de nos seguir para não se sentirem mais incomodados?

Um grande mal que eu vejo nas pessoas que reclamam das divulgações das promoções é que elas nunca apresentam uma “solução” menos “poluente” para elas. Se sentem confortáveis apenas em reclamar delas, afinal é um grande mal do brasileiro reclamar. Eu mesmo reclamo de várias coisas quase toda  hora do dia e por isso mesmo comecei a escrever esses artigos. Vamos reclamar? Vamos, mas apresentemos soluções que achamos poder melhorar, porque criticar por criticar até uma criança de oito anos pode criticar.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us