domingo, 4 de dezembro de 2011

Artigo | Skoob - o que você anda lendo?



O Skoob é uma rede social brasileira, criada em 2009, para leitores. Como muita gente sabe, Skoob é "books" ao contrário e "books" significa livros em inglês. Como é uma rede colaborativa, os usuários podem acrescentar livros que ainda não fazem parte do banco de dados do site. Afinal, livros sempre serão lançados!

Com um layout bem simples, o Skoob possue ferramentas bem interessantes que agradam as pessoas que o usam com frequência, como quem usa o Facebook por exemplo, ou para quem faz uso esporádico. No Skoob você pode marcar seus livros lidos, aqueles que você tem, os que deseja, emprestados... e aqueles que você está lendo.


Quando a gente marca um livro como "lendo", ganhamos uma página para marcarmos nosso histórico de leitura. É nessa página que você pode marcar o seu histórico de leitura, ver suas tags para o livro em questão e até mesmo fazer sua resenha, mostrando sua opinião para os usuários sobre o livro que leu. É claro que, durante a leitura, você pode usar o "histórico" para mostrar suas impressões, dando uma nota de 1 a 5 para aquela parte do livro que leu.


Como muita gente, eu uso o Skoob normalmente para marcar os livros que tenho, desejo, leio e etc. E enquanto eu leio, eu uso o histórico não como "marcador de página", mas para dizer o que penso. Com a interação do Skoob com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, é possível que as pessoas vejam suas atividades. E uma que eu tenho notado muito é que as pessoas, ao marcarem seu histórico de leitura, elas o enviam para o Twitter. Curioso que sou, se o livro me interessa ou é algum que eu tenha lido, corro para ver o que a pessoa pensou sobre a leitura. Imaginem o quão frustrado eu fico ao ver que a pessoa apenas marcou a página que leu.


Aqui vai minha "crítica" a quem usa o histórico como marcador de página e o envia para o Twitter. Se você tiver um blog literário, fica mais interessante que você mande o histórico de leitura para o microblog se você realmente escreveu sua opinião até aquele momento da leitura do livro. Creio que seus seguidores ficarão mais interessados em saber o que você está achando da leitura do que em que página você a parou. Eu simplesmente não consigo ver sentido em mandar a página do livro que você leu.

O Skoob é uma das melhores ferramentas que já inventaram para quem, assim como eu, gosta de ler. Então, façam bom uso dele e de suas ferramentas para que a dinâmica seja sempre ótima para quem o usa com frequência ou somente para marcar suas leituras.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us