quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Resenha | Shadowspell - O misterioso reino de Avalon

Shadowspell - O misterioso reino de Avalon
Autora: Jenna Black.
Tradução: Cristina Calderini Tognelli.
Páginas: 280.
ISBN: 9788579302978.
Editora: Universo dos Livros. 

Sinopse:

Magia, ilusão, ameaças... Dana descobrirá o preço da liberdade O reino de Avalon nunca mais será o mesmo. Um grupo de caçadores bárbaros liderados pelo poderoso Erlking está a caminho do reino e promete causar a destruição total do único lugar em que humanos e feéricos convivem em harmonia. Porém, nem tudo está perdido. Dana Hathaway, uma faeriewalker com a capacidade rara de viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia ao reino de Faerie, é obrigada a selar um pacto sombrio com o Erlking, que pode colocar a perder todos os seus poderes, deixando-a vulnerável perante um inimigo sedutor. Magia, sedução e muito suspense estarão presentes na vida de Dana, que nunca mais será a mesma...
  
Olá leitores! Hoje vou falar sobre Shadowspell, o segundo livro da série Fariewalker, publicado aqui no Brasil pela editora Universo dos Livros. Se você ainda não leu o primeiro livro, essa resenha pode conter spoilers. Glimmerglass já foi resenhado no blog e você pode ler a resenha clicando aqui.

Dana é uma faeriewalker - uma pessoa capaz de levar magia ao mundo mortal e tecnologia ao mundo humano. E essa rara habilidade foi vista como um meio de sua tia Grace matar uma das rainhas de Faerie. No entanto, uma sucessão de coisas aconteceram e Grace acabou fugindo antes que algo muito pior tivesse acontecido. Agora, Dana não pode ir a lugar algum sem que Finn, seu guarda-costas, a acompanhe. Nem mesmo aos encontros com Ethan, um feérico que mexe com seus hormônios.

E é numa dessas saídas de sua casa segura escondida na montanha que Dana vê pela primeira vez os Caçadores Bárbaros, liderados pelo Elrking. Os Caçadores são um grupo de cavaleiros que vivem para caçar feéricos e mortais e seu líder é o único homem temido pelas rainhas de Faerie. Só que o Erlking tem um misterioso acordo com as rainhas de Faerie e, ao que tudo indica, ele foi enviado a Avalon atrás de Dana.

"Mesmo sabendo que as rainhas me queriam morta, ainda era um choque ouvir que elas talvez tivessem enviado aquela aterrorizante criatura imortal - e seu bando de Caçadores - atrás de mim. Eu só era uma garota, pelo amor de Deus! Era como usar um canhão para matar uma mosca." (Pág. 29)

O Erlking me surpreendeu bastante por tudo o que ele fez, propôs e armou para conseguir o que queria. Ele é cruel e mata, claro, pois é isso que um Erlking faz. Mas ele é o tipo de antagonista que a gente sente raiva e admira ao mesmo tempo pela astúcia com que age.

Ultimamente, eu não tenho conseguido me simpatizar muito com os "mocinhos" que os autores colocam para suas heroínas. Foi assim com o final de A Esperança e Sob a luz da lua, por exemplo. Não sei realmente o por quê, mas o Ethan não ganhou minha simpatia tanto quanto Keane, o filho de Finn que ensina defesa pessoal para Dana. Keane tem uma destaque maior neste livro que no primeiro, arriscando algumas coisas por causa de Dana e fazendo com que ela confunda um pouco seus sentimentos em relação a ele.

Achei bem ousado da parte da autora colocar aquele pacto que Dana fez com o Erlking. Dana foi preciptada? Sim, mas ela age sempre desse jeito para tudo. Mas eu tenho quase certeza de que Jenna Black tem uma carta na manga para contornar esse acordo e foi com essa ideia na cabeça que eu não achei tão assustador que ela se prestasse a algo assim.

Eu gostei bastante do livro. A narrativa continua fluindo bem, há momentos de humor e Dana começa a se mostrar um pouco mais consciente de que suas escolhas podem afetar não somente ela, mas o mundo feérico e mortal como um todo.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us