terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Resenha | Presentes da vida

Presentes da vida
Autora: Emily Giffin.
Tradução: Patrícia Dias Reis Frisene.
Páginas: 383.
ISBN: 9788563219947.
Editora: Novo Conceito.
Capítulo do Livro   
Skoob 

Sinopse:

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor. 

Olá, leitores! Hoje eu vou falar sobre o primeiro livro da Emily Giffin que eu li. Presentes da vida é a continuação de O noivo da minha melhor amiga, publicado no Brasil pela editora Agir. Presentes da vida é uma cortesia da editora Novo Conceito em parceria com o blog. Vamos saber o que eu achei do livro?

Eu pensei que ia ter alguma dificuldade para entender os acontecimentos narrados em Presentes da vida, pois eu não li O noivo da minha melhor amiga. Mas como eu queria muito conhecer a narrativa da Emily Giffin, assisti ao filme antes de começar a leitura desse livro. E tudo correu muito bem.

“Eu achei incrível a velocidade com a qual os laços mais antigos, que levaram anos para ser construídos, podiam ser substituídos.” Pág. 162.

Não é obrigatório ter lido O noivo para entender esse livro. O noivo, livro ou filme, te ajuda a compreender melhor e completa Presentes. Boa parte do começo de Presentes é o ponto de vista de Darcy sobre os acontecimentos que a levaram a cancelar seu casamento com Dex e terminar sua amizade com Rachel. E todas as consequências de suas escolhas, como acabar grávida de Marcus, melhor amigo de Dex, e ver, aos poucos, seu mundo perfeito se despedaçando.

Seus amigos foram se afastando e sua família não apoiava suas decisões a respeito de futuros relacionamentos. Cansada de tudo, Darcy resolve começar uma nova vida em outra cidade. E é em Londres que as coisas começam a melhorar, e muito, no livro. Ela passa a morar com um amigo, Ethan, que conhece desde a 5ª série. Com o tempo, ela não sabe se seus sentimentos por ele são apenas fruto da amizade ou algo mais.

“Eu me sentei totalmente sem palavras. Quer dizer, o que você pode dizer quando alguém fala que você é uma merda de amiga, uma mãe horrível, irresponsável, e uma mulher vazia e egocêntrica?” Pág. 238/239.

Darcy é uma personagem bastante, mas bastante mimada e egoísta e mesmo assim ela não deixa de ser interessante e bem desenvolvida. Ela acha que tudo gira ao seu redor, que tudo tem que ser do jeito dela. E ela aposta todas as fichas para pelo menos tentar ser feliz mesmo que a custa dos outros. A Darcy deveria ser irritante por ser assim, mas a autora a mostrou de uma forma que a gente aceita essas atitudes e torce para que ela mude e seja, enfim, feliz.  
A narrativa é feita toda em primeira pessoa, claro, pela Darcy. A diagramação do livro é ótima para a fluência da leitura, pecando somente na formatação de alguns diálogos nas últimas páginas. Nada que atrapalhe a leitura ou diminua a avaliação do livro como 5 estrelas. Bem, pelo menos para mim.

Recomendo muito o livro. Eu não esperava gostar por ser uma leitura voltada mais para o público feminino. É uma leitura gostosa, com toques de humor e emocionante em vários momentos. A Emily me surpreendeu mostrando de forma muito natural as mudanças da personagem e me fazendo acreditar nos caminhos que ela escolheu para chegar até aquele final.

“Atravessar a linha que separa a amizade e a atração era um jeito certo de perder um amigo. E perder uma grande amiga já fora o suficiente para este ano.” Pág. 255.
  
Onde comprar:  Submarino | Saraiva | Cultura | Leitura

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us