quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resenha | A Escolha

A Escolha
Autor: Nicholas Sparks.
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior.
Páginas: 307.
ISBN: 9788563219299.
Editora: Novo Conceito.

Sinopse:

Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta.
Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever.
Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Olá, leitores! A resenha de hoje é sobre mais um livro do Nicholas Sparks. Eu já resenhei alguns livros do autor: Um amor para recordar, Um homem de sorte e O melhor de mim. Bora saber o que eu achei de mais um livro do autor conhecido por seus romances trágicos?

“(...) Com o decorrer das horas, o céu passou de dourado para o cinza-azulado e por fim para o negro. As velas queimavam, e eles colocaram o que havia sobrado do vinho em suas taças, ambos cientes de que estavam sentados frente a frente com uma pessoa que poderia mudar o rumo de suas vidas para sempre se não fossem cuidadosos.”
Pág. 201.

Travis é um cara que tem tudo na vida. Um carro, uma moto e uma bela casa com um deque para seu barco. Já viajou por vários lugares do mundo e ele tem somente 32 anos. Além do mais, seus melhores amigos são os mesmos desde sempre. Travis é bastante descontraído e já teve alguns relacionamentos amorosos, mas nenhum teve um tempero especial para fazê-lo acreditar ter encontrado a pessoa certa. Gabby se mudou para Beaufort por causa de Kevin, seu atual namorado. Sua mãe sempre teve uma forte influência sobre sua vida. Tanta que no lugar de se formar no que realmente queria, Gabby acabou se tornando apenas uma auxiliar médica.

É por causa de seus cachorros que os dois passam a se conhecer. Gabby vai tirar satisfações com Travis, acreditando que Moby, o cachorro dele, engravidou sua cadela Molly. Só que Gabby fala mais do que tudo e Travis não consegue falar praticamente nada, a não ser afirmar que ou Molly está grávida de outro cachorro ou está com alguma infecção e que precisa ser levada a um veterinário para saber o que de fato acontece.

A narrativa do livro é em terceira pessoa pelo ponto de vista de Travis e Gabby. Sparks usou um pouco mais de humor neste livro, bastante evidente com a participação de Stephenie e com o jeito descontraído e até um pouco desligado de Travis.

“Durante um momento incômodo, eles se olharam em silêncio.
– Quer uma xícara de café? – ofereceu ela. – Acabei de fazer.
Ela sentiu uma mistura de alívio e decepção quando ele balançou a cabeça negativamente.
– Não, obrigado. Prefiro não ficar acordado quando estou tentando dormir.”
Pág. 83.

Stephenie é a irmã mais nova de Travis e é uma personagem que eu gostei bastante por conta de seu jeito despojado. É ela que nos dar uma visão mais ampla dos amigos de Travis e suas esposas enquanto os apresenta para Gabby. Ela acredita no amor, mas quer ter certeza de que está com a pessoa certa antes de se entregar.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, conhecemos toda a história de como os personagens se conheceram. Gostei bem mais dessa primeira parte que da segunda. A segunda é onde a escolha precisa ser feita. É a parte talvez mais confusa do livro, para mim. O momento da história é o presente, mas Travis fica lembrando alguns fatos do passado e precisamos ficar um pouco mais atentos para percebermos essas mudanças. Acredito que o autor podia ter enxugado um pouco o texto, tornando-o mais dinâmico.

Eu gostei bastante do livro e recomendo para quem curte romances bem ao estilo Sparks. Mas eu não senti uma identificação tão grande com os personagens quanto senti ao ler O melhor de mim.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us