quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha | Apaixonados

Apaixonados - Histórias de amor de Fallen
Autora: Lauren Kate.
Tradução: Ana Carolina Mesquita.
Páginas: 182.
ISBN: 9788501099204.
Editora: Galera Record.

Sinopse:

A história de Luce e Daniel comprova a possibilidade do amor eterno. Mas a vida do casal não representa o único tipo de amor possível. Em Apaixonados, Lauren Kate se inspirou nas histórias recebidas pelos fãs ao longo do processo de publicação dos três primeiros volumes da série - Fallen, Tormenta e Paixão. Situado em um momento entre os acontecimentos de Paixão e de Rapture - último volume da série -, Apaixonados é um passeio por diferentes paixões através do tempo, aproximando os leitores das histórias de Miles, Shelby, Roland e Ariane.

A série Fallen é motivo de muita controvérsia entre os leitores. Tem gente que adora a história de amor de Luce e Daniel, considera as capas as mais bonitas. Mas muita gente também acha a história fraca. Particularmente, eu gosto. Fallen é um livro introdutório bacana, Tormenta é o meu preferido e Paixão foi um pouco decepcionante.

Para ler Apaixonados - Histórias de amor de Fallen, é preciso ter lido os livros anteriores. Na verdade, Apaixonados acontece durante o terceiro livro e conta a história do Dia de São Valentim - Dia dos Namorados, para a gente - de alguns personagens que não possuem muito destaque nos primeiros livros. Por ser um livro de contos, não há um grande mistério para ser desvendado. Mas o modo como Lauren Kate resolveu mostrá-los pede que a leitura aconteça na ordem apresentada no livro, pois os contos se conectam. Acredito que o conto de Ariane é o único que poderia ser lido fora de ordem, mas não sejam curiosos e leiam antes para não perder a surpresa que foi.

A capa segue o mesmo padrão das outras da série principal, com textura soft touch e a modelo característica. Não lembro de ter encontrado algum erro de revisão que atrapalhe a leitura, porém há um pequeno problema nas impressões de livros da Galera Record que faz sumir travessões, hífen e, às vezes, algumas palavras e letras. Mas, repito, é erro na impressão e não de revisão.

O amor onde menos se espera - Shelby e Miles

O conto de Shelby e Miles é o mais leve de todos. Sabe quando todo mundo percebe o clima rolando entre duas pessoas menos elas mesmas? Essa história mostra isso. Shelby começa a perceber algumas nuances em Miles que antes ela não percebia e Miles começa a dar alguns sinais de que não quer ser somente amigo.

“(...) Se alguém me amasse o bastante para mergulhar através de múltiplos milênios apenas para me encontrar, eu o perdoaria.”
Pág. 22.

Lições de amor - Roland

O conto de Roland é uma história de amor que mostra que algumas vezes é tarde demais para mostrar arrependimentos. E que tentar reverter a situação algumas vezes pode ser egoísmo quando percebemos que a vida seguiu em frente. Não acho que amar é só encontrar alguém e ser feliz ao lado dessa pessoa. É também ser capaz de vê-la feliz seguindo a própria vida mesmo. É um dos que eu mais gostei exatamente por isso: é um conto de sacrifício em nome de algo bom. Ou para um bem maior.

“(...) Ficar sozinho é uma coisa, mas isso se distorce e se transforma em solidão horrenda e destruidora depois que a alma prova do amor.”
Pág. 97.

Amor ardente - Ariane

Talvez o conto que mostra a forma mais complicada de amar. Um amor que não tem explicação e é somente isso: amor. O final desse conto é muito tenso e me deixou agoniado com o que um dos personagens faz por conta do amor.

“(...) Que tipo de monstro alardeia tanto aos quatro ventos a importância do livre-arbítrio, mas não deixa você ser livre para seguir o próprio coração?”
Pág. 111.

Amor sem fim - Daniel e Lucinda

Por fim, temos o conto de Daniel e Lucinda e o primeiro e único Dia dos Namorados que eles já passaram juntos. É o conto que eu menos gostei e isso devido a minha clara decepção com Paixão. O conto é praticamente mais um capítulo de Fallen, exceto que parece trazer algumas dicas para Rapture.

“Luce observou a postura de Lucinda se modificar e um sorriso se esticar no rosto dela ao ver Daniel. E sentiu aquele mesmo sorriso no próprio rosto. Os corpos das duas podiam ser diferentes, suas vidas cotidianas podiam não ser nem um pouco semelhantes, mas quando o assunto era Daniel, a alma compartilhada de ambas se alinhava completamente.”
Pág. 142.

Eu gostaria de recomendar a leitura desse livro para todo mundo, porque eu acho que estou doente com amor deliria nervosa e gostando mais de histórias nesse estilo. Mas infelizmente Apaixonados é somente para quem acompanha a série e é uma ótima forma de se preparar ou matar a saudade dos personagens antes de Rapture, que já saiu em inglês e deve ser lançado por aqui somente no ano que vem.

Eu não tenho o costume de colocar playlist nas resenhas, mas eu acho que Apaixonados funciona com Mudaram as estações, com a Cássia Eller: http://youtu.be/syhxTH0RG5A.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us