domingo, 23 de setembro de 2012

Pokémon | As caras das vozes por trás dos temas das aberturas - parte um


Olá, leitores! Hoje eu tomo a liberdade para falar de um outro assunto bem legal. Quem me acompanha no meu Twitter pessoal, o @tiagoodesouza*, deve saber que eu sou fã de Pokémon. O anime surgiu em 1997 e, sempre impulsionado por uma música tema contagiante, se tornou um dos cinco desenhos animados a mais tempo em exibição nos EUA. Mas vocês já pararam para pensar sobre quem escreveu as letras das aberturas e quem as canta?

Conhecido no Brasil como "Tema de Pokémon", Pokémon Theme é a primeira abertura do anime. Assim como quase todas as outras aberturas, a música possui uma versão curta, completa e a versão filme. É uma das músicas mais conhecidas e, acreditem em mim, lembro de tê-la ouvido até nas rádios do meu estado na época em que o anime estava no ápice.


A letra foi composta e produzida por John Loeffler, que é produtor, cantor e escritor, e interpretada no anime por Jason Paige. A versão do filme Pokémon: The First Movie - Mewtwo Strikes Back foi interpretada por Billy Crawford.

Pokémon World, conhecido no Brasil como "Mundo Pokémon", é a segunda abertura do anime e a história se passa após os acontecimentos da Liga Índigo quando Ash, Pikachu e companhia partem para as Ilhas Laranja. Também escrita por John Loeffler, com arranjos de John Siegler, esse tema foi interpretado no anime por Russell Velázquez - eu não encontrei uma foto dele para mostrar para vocês. No filme Pokémon 2000 - The Power of One, Pokémon World foi interpretado por Youngstown e Nobody's Angel. Comparada com a versão do anime, é a que eu mais gosto.


O terceiro tema do anime possui o mesmo nome em praticamente todas as línguas em que o anime foi exibido. Pokémon Johto (tchutchuru-ru tchutchuru-ruuu) foi responsável por apresentar a nova leva dos monstrinhos de bolso, os Pokémon da segunda geração. Interpretada por um sexteto composto por membros escolhidos a dedos pelo compositor e produtor John Loeffler, Pokémon Johto possui, na minha opinião, uma das músicas bem mais pra cima de todas as aberturas.


PJ Lequerica, Jolan Bookvor, Jamily Gray, Shauna McCoy, Shareef McQueen e Élan Rivera formam o sexteto. A maior parte do tema conta com um ou dois membros cantando as partes principais enquanto o outros fazem os background vocals. Eles também fazem a versão do filme Pokémon: The Movie 3 - The Spell of the Unown.

Born to be a winner é uma das versões que eu menos gosto. No Brasil, ela se chama "Nasci para ser um campeão", uma tradução quase literal do título original mas com algumas mudanças na letra. Interpretada por David Rolfe, ela apresenta a continuação da Liga Johto e também faz parte do quarto filme da franquia, Pokémon 4Ever - Celebi: A Voice of Forest.


E foi David Rolfe que, juntamente com John Siegler, quem compôs o tema da quinta temporada da série. Believe in me, "Acreditar em mim", é o tema que finaliza a participação do Ash na Liga Johto e o prepara para novos Pokémon e uma nova jornada. Ela também foi tema do filme Pokémon Heroes: Latios and Latias.

Como vocês sabem, ou devem imaginar, Pokémon teve várias temporadas e, portanto, encerro a parte um dos temas por aqui. Em breve, posto os outros temas para vocês. Vocês sabiam que um deles foi cantado por um homem em português quando, lá fora, foi interpretado por uma mulher? Vocês sabiam que teve tema interpretado só por mulher no anime e no filme por um homem?

Fiquem ligados!

*não me responsabilizo se vocês forem contagiados pelo meu "otimismo" diário.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us