sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Meme | É o fim do mundo!

Regras: O fim do mundo chegou e você pode levar APENAS 10 livros e nada mais. Quais você levaria? Indique 10 blogs para fazer o mesmo ao final do post. OBS: O meme pode ser respondido tanto em vídeo como em postagem. Fica a seu critério.


Eu recebi a indicação deste meme da Vivi do Empório dos Livros. Eu ia fazê-lo em vídeo. Até cheguei a gravá-lo, mas ficou tão escuro e tão silencioso que eu achei melhor responder com fotos. Vamos ver quais livros eu levaria para o fim do mundo?

Quem me conhece, sabe que eu sou fã da série Harry Potter. A propósito, já viram as versões em capa dura que a Rocco vai lançar? Quero muito! Um dos livros que eu levaria para o fim do mundo seria Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Foi o primeiro livro da série que eu li e é o mais detonado que eu tenho por causa das várias e várias e várias releituras que eu fiz. Umas quinze, creio. E a cada leitura parecia que eu descobria um detalhe novo sobre a história. Eu ganhei esse livro por acaso. A filha de uma amiga da minha mãe ganhara repetido e o deu para mim. Foi assim que meu amor pela série começou, em 22 de dezembro de 2002.
Este ano, eu conheci, através da Alba do Psychobooks, uma autora com uma escrita fantástica: Sarah Addison Allen. Eu fiquei em dúvida sobre qual livro dela escolher, porque eu gostei bastante dos dois lançados aqui no Brasil. A garota que perseguiu a lua foi lançado pela editora Planeta e foi o primeiro que eu li. Mas eu acabei optando por Encantos do jardim. É um livro mais adulto e, apesar da capa feiosa e da ortografia antiga, a história me encantou. Se tiverem a oportunidade, leiam os livros dela!
Outra dúvida literária: O menino do pijama listrado ou O garoto no convés? John Boyne é um dos autores que eu quero ter todos os livros, e vou ter. O garoto no convés tem uma narrativa mais "maldosa", enquanto O menino do pijama listrado é mais inocente. Apesar de ter gostado dos dois, eu levaria O menino do pijama listrado por conta de toda a história da amizade de Bruno com Shmuel. É bonita e é triste ao mesmo tempo. Um livro para ser lido em um dia tranquilamente.
Perdida, um amor que ultrapassa as barreiras do tempo é um livro nacional que eu gosto bastante. Conheci por causa da Vivi que fez quase todo mundo do Clube do Livro ES comprá-lo. Apesar do preço da Baraúna, vale cada centavo. Algumas vezes, o livro até que fica com um preço irresistível. É um livro bem grosso e eu o li de um dia para o outro. Conta a história de Sofia, uma mulher moderna que vai parar no século XIX após comprar um celular novo. A narrativa da Carina é ótima, a história é divertida e gostosa. Terminava um capítulo já querendo ler o outro, postergando a hora dormir ou almoçar.
Mais uma dúvida literária: A revolução dos bichos ou 1984? Os dois livros são de George Orwell e, assim como John Boyne e Sarah Addison Allen, quero todos os livros publicados ou que serão publicados. Porém, eu fico com 1984. Antes mesmo do boom das distopias, eu queria ler esse livro. A narrativa é bem densa, não dá para lê-lo de uma vez só. É preciso pausas para pensar e desligar um pouco do que acontece na história. Acredito que seja a inspiração para vários distópicos de hoje em dia, portanto é de interesse de quem gosta do tema lê-lo. O livro foi publicado pela primeira vez em 1949.
Nicholas Sparks é um autor que muitos amam e outros odeiam. Mas eu até gosto dele. O livro que eu mais me identifiquei é O melhor de mim, primeiro do autor publicado pela editora Arqueiro. A verdade é que me identifiquei com Dawson, um solitário que amou somente uma mulher durante sua vida. Eu acredito que o primeiro amor causa essas coisas mesmo. Se ele mexe muito conosco, não vamos encontrar em outras pessoas o que tivemos com ele. Outros amores podem surgir se algo acontecer e nos afastar do primeiro amor da nossa vida, mas tenho a impressão de que é somente uma tentativa de suprir o que tivemos na primeira vez.
O livro selvagem foi o primeiro da parceria com a Companhia das Letras que eu li. E não poderia ter começado melhor. É um livro curto que eu fazia pausas na leitura para ele não terminar logo, mas sempre que eu fazia essas pausas a história continuava acontecendo na minha cabeça e vocês fazem ideia de quão boa é essa sensação? Queria eu passar as férias numa casa cheia de livros misteriosos igual ao Juan da história. Seriam as melhores férias da minha vida.
A lista negra também foi uma indicação da Alba. O livro me causou vários sentimentos enquanto eu lia. Conta a história de Valerie, uma garota que criou uma lista com o nome de pessoas e coisas que ela gostaria que deixassem de existir. Ela acaba se envolvendo com um garoto que se torna seu namorado e ele, enfim, leva a sério aquela lista e provoca um massacre na escola em que estudam. Vários estudantes morrem, inclusive o namorado de Valerie. A história começa com o retorno da garota à escola algum tempo depois dos acontecimentos. É um livro bem intenso, muitas vezes eu me perguntei como a Valerie conseguiu suportar toda aquela pressão sem enlouquecer. Ela ouvia coisas demais, até seu pai a tratava de modo estranho e me deixava com raiva toda vez que aparecia na história. Vale muito a leitura!
A casa das orquídeas é um romance atual com um romance de época inserido durante a história. Só pelo fato de ser um romance e eu ter gostado bastante mesmo dele, já vale muito levá-lo para um fim do mundo. Fiz vários comentários sobre o livro durante a leitura e ele se tornou um dos preferidos do ano. Estou bastante curioso para ler o novo livro da autora, A luz através da janela, e espero que seja tão bom quanto esse.
Para finalizar, As Crônicas de Nárnia - Volume único. Esse é outro livro que se encaixa naquela coisa de livros que eu sempre quis ler, mas não sei especificar um motivo exato. Gosto do fato de ter um começo, meio e fim. Após tê-lo lido pela primeira vez, eu o reli duas vezes seguidas. Lembro que li até bem rápido para suas mais de 700 páginas, folha branca.

Indico esses blogs para responder o meme, se quiserem:

Quem mais quiser responder, sintam-se à vontade. Pode ser em foto ou vídeo, deixem um comentário aqui depois para eu dar uma olhada nas suas escolhas.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us