domingo, 10 de fevereiro de 2013

Artigo | Primeiro dia de aula

Várias escolas voltaram às aulas nos últimos dias. Algumas pessoas lidam bem com o retorno à escola e outras simplesmente experimentam a sensação de começar a estudar pela primeira vez. Mas todo mundo tem alguma preocupação. Qual sala serei? Quais serão meus colegas? Em que lugar sentarei? Essas são só algumas delas.


Foi muito engraçado acompanhar o primeiro dia de aula do meu sobrinho, na quarta série. Ele voltaria a estudar na mesma escola que estudou no ano passado. Salvo um ou outro colega, ele estudaria com as mesmas pessoas de sempre. Alguns dias antes, ele estava bastante ansioso para a compra dos materiais escolares. E na manhã antes de ir para a escola, ele estuda à tarde, perguntei se ele estava nervoso por que ia começar a estudar. A resposta dele foi rápida: "Claro ué!".

Isso me fez pensar em meu tempo de escola, mais especificamente nos meus primeiros dias de aula. Não me recordo de todos eles, não tenho uma memória tão boa assim. Mas ultimamente tenho lembrado mais do meu tempo de escola do que nunca. Eu sempre ficava nervoso quando ficávamos no pátio da escola e esperávamos para saber de qual sala eu seria. Todos os alunos ficavam no pátio em frente ao portão da escola. A diretora ou algum outro responsável ficava no portão com um microfone e chamava o nome de todos os alunos, sala por sala. Havia um corredor aberto na frente do portão em que passávamos e entrávamos após nosso nome ser chamado.

Eu simplesmente morria de vergonha de passar por ali, sob o olhar de todas aquelas pessoas. Ainda mais quando eu era mais novo e tinha aquele monte de gente de série mais adiantada que eu. Mas meu maior receio era começar uma nova série com várias pessoas desconhecidas. Era muito difícil que os colegas do ano anterior fossem da mesma sala no ano seguinte. Comemorava intimamente quando o nome de algum conhecido era chamado, sentia um nó na garganta quando descobria que aquele colega não seria mais da minha sala. E ficava curioso quando alguém que eu não conhecia passaria a ser da minha sala.

E depois de descobrir quem seriam meus colegas de sala, vinha a difícil escolha de um lugar na sala propriamente dita. Vocês já conhecem o clichê dos lugares em sala de aula, não conhecem? Normalmente, os tímidos nas primeiras carteiras e os bagunceiros mais para trás. Não é difícil imaginar que eu me sentava nas primeiras carteiras, certo? Sempre fui muito comportado em sala de aula, muito até. Não era tão estudioso, mas tentava prestar atenção às aulas. 

No Ensino Fundamental, meus primeiros dias de aula não foram tão tensos. No Ensino Médio, era tudo mais largado na escola em que estudei. Tínhamos apenas que ler nosso nome num quadro e encontrar nossa sala. E torcer para os colegas serem legais, pelo menos no primeiro ano. Porque no segundo e terceiro, aquele receio de estudar com desconhecidos sempre se fez presente.

O primeiro dia de aula pode nos deixar nervosos em qualquer nível de ensino: básico, técnico ou superior. Eu nunca tive alguém para me dizer que não precisava me preocupar, que não seria nada muito diferente do ano que passou. Dependendo do ano, algumas matérias novas seriam inseridas. Pessoas novas sempre aparecem, isso não tinha como controlar. Pode ser mais complicado para alguém que ainda está experimentando as coisas na vida, alguém que está crescendo e se descobrindo, como crianças. Mas crianças são receptivas e logo, logo se acostumam e descobrem que tudo vai continuar bem. E os adolescentes, bem... alguns conseguem se socializar melhor que outros.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us