domingo, 17 de fevereiro de 2013

Artigo | Quem tem tempo a perder?

Vocês pensam muito em como a vida estaria hoje se naquele momento crucial do passado tivessem tomado alguma atitude diante de algo que mexeu com vocês? Eu penso muito nisso, porque tenho alguns arrependimentos tanto para o bem quanto para o "mal".


Vejam bem, eu sou uma pessoa extremamente quieta no meu canto. Do tipo que fala somente com quem fala com ela e não consegue puxar assunto com qualquer um. Mesmo que essa pessoa seja conhecida. Não gosto que as pessoas confundam minha atenção com outras coisas e converso o mínimo que posso porque eu também não quero confundi-las. Isso já aconteceu algumas vezes. Será que um dia eu acerto um alvo?

Eu já fiz algumas coisas de que me arrependi. Mas o engraçado é que as coisas que eu também não fiz me deixam com um gostinho de curiosidade sobre o que teria acontecido se tivesse arriscado. E se eu tivesse aceitado o convite para aquela festa? Será que um pequeno detalhe do passado teria feito uma grande diferença em quem eu sou hoje? 

Em alguns casos, eu queria ser um pouco mais impetuoso. Só que a língua trava, o abraço não sai ou a mensagem não é enviada. Quando eu era adolescente, o futuro parecia um lugar muito distante para mim. Eu não pensava nele, eu não tinha planos para ele. Mas aí o tempo passa bem rápido depois que a gente faz dezoito anos e ingressa na estranha vida adulta. Eu já deveria estar em algum lugar. E o meu adulto de hoje pensa no passado e no que eu deveria ter feito para estar num lugar melhor.

Vejo alguns dos meus colegas da escolas em bons empregos, se reunindo para viajar no Carnaval ou mesmo marcando de ir para os rocks. Eu não sei quantas desculpas eu já arrumei para não sair no passado. Acho que eu dizia às pessoas que eu estava bem quando não estava, que eu preferia ficar em casa do que na rua. Acabou que várias mentiras foram tomadas por verdades e serviram de elos para a corrente que me mantém onde eu estou hoje.

Mas eu penso em me arriscar várias vezes a quebrar esses elos um a um. Às vezes eu penso que eu não tenho nada a perder, outras que tenho tudo a perder. Quantas pessoas podem dizer que são tão confusas assim? Depois que eu tomei consciência de que o tempo tem passado bem mais rápido, eu não tenho pensado tanto nos "e se" do passado e sim se os "e se" que eu vier a ter dúvidas a partir de agora me levarão para algum lugar seguro. Porque eu acho que não tenho mais tempo a perder.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us