quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Resenha | Em busca de WondLa

Em busca de WondLa
Autor: Tony DiTerlizzi.
Tradução: Renata Pettengil.
ISBN: 9788580571332.
Páginas: 400.
Editora: Intrínseca.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos.

Vocês já sabem que eu gosto de livros juvenis, certo? Então quando eu peguei Em busca de WondLa para ler esperava me envolver muito com a história. O livro conta a história de Eva Nove, que vive num lugar subterrâneo chamado Santuário com Mater, uma robô que tem a missão de lhe ensinar tudo o que ela precisa para sobreviver. Eva tem doze anos, mas não conhece o mundo além do Santuário e das projeções holográficas que lhe servem de treinamento. Até que alguém aparece e muda tudo.

Um caçador invade o Santuário e obriga Eva a deixar o lugar, porque ele está atrás dela. Fora do Santuário, Eva precisa encontrar outros humanos para se proteger. Ela vai contar com a ajuda de amigos especiais, como uma estranha criatura bípede chamada Andrílio, Otto, Mater e de um acessório bem curioso, o Onípede. Mas eles precisam ter muito cuidado durante sua jornada, porque o cruel Feraptor estará à espreita.

Em busca de WondLa não traz nenhuma novidade neste mundo literário de coisas iguais. Para quem já leu alguma coisa de Joseph Campbell, é reconhecível vários elementos da jornada do herói. Existe uma personagem que vive em seu mundo habitual até que algo o transforme. Ela precisa decidir o que vai fazer, encontra pessoas que a ajudam no caminho e encontra - ou neste caso, já possui - objetos que a auxiliam durante a jornada. Terá alguém que dificultará a jornada da heroina, mas se ela triunfará ou não, depende de suas escolhas e habilidades. O diferencial nesta história fica, na minha opinião, por conta das ilustrações feitas pelo autor.



Pense num anime, aquele estilo de desenho japonês. Em busca de WondLa tem um quê de anime, com essas criaturas diferentes e surreais e um estranho mundo futurístico. É o primeiro livro da trilogia e espero poder ler o próximo. Eu dei três estrelas para a história, porque não é algo realmente novo, mas acrescentei mais uma por causa das ilustrações que são bonitas. Eu curti e espero que vocês tenham a oportunidade de ler a história.


Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us