sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resenha/Sorteio | Escola, os piores anos da minha vida

Escola, os piores anos da minha vida
Autor: James Patterson e Chris Tebbetts.
Tradução: Ana Ban.
ISBN: 9788580411225.
Páginas: 288.
Editora: Arqueiro.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?

Sabe aqueles livros que você nem abre, mas já sabe que vai gostar? Foi assim que eu me senti quando eu peguei Escola, os piores anos da minha vida para ler. Vocês já devem ter ouvido falar - ou lido - sobre James Patterson. O autor possui vários livros publicados pela editora Arqueiro. Dentre eles, O diário de Suzana para Nicolas e Lua de mel. Escola é o primeiro contato que tenho com a escrita do autor e eu gostei bastante do que li neste livro infantojuvenil.

O livro vai contar a história de Rafa Khatchadorian, que está para começar o sexto ano na Escola Municipal de Hills Village. Vez ou outra, ele também lembra de chamá-la de Prisão de Segurança Máxima. Rafa é um garoto bastante criativo, mas ele não confia em muitas pessoas. Ele confia na mãe, Jules, mas nem sempre. Ela é casada com "Urso", um cara folgado que Rafa não gosta muito. Georgia é a irmã caçula, mas ele não confia muito nela porque ela é enxerida, superantipática e superpirralha. Mas ele gosta muito de seu melhor amigo, o Leo Caladão. Leo tem uma história misteriosa e uma outra ainda mais surpreendente que só vamos descobrir mais para o final. Uma parte da história dele eu cheguei a suspeitar conforme lia, mas a outra foi uma surpresa.

Os piores dias da vida de Rafa no sexto ano são bem malucos. Ele criou um jogo para quebrar todas as regras da escola, com pontuações e pontos extras e três vidas que ele perderia se alguma coisa saísse errada. E por conta desse jogo, ele tentou escapar das garras da professora-dragão, visitou algumas vezes as masmorras, se apaixonou por uma garota popular e enfretou Miller Matador, o valentão da escola. E é com uma boa dose de imaginação que Rafa vai levando a realidade do sexto ano nesta história incrível e divertida.


As ilustrações de Laura Park contribuem de forma bastante significativa para o desenvolvimento da história. É bem legal, porque quando Rafa cria essas fantasias de que a coordenação é um calabouço, por exemplo, vemos o produto da imaginação fértil do personagem nelas. Muitas vezes, o narrador pede para que olhemos o desenho para vermos sobre o que ele está falando. O livro tem formato 14x21, um formato de livro que eu gosto bastante e acho sempre mais fácil de ler. A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Rafa e durante todo o livro o garoto conversa com leitor de forma bem gostosa, realmente como se estivéssemos sentados lado a lado e ele nos contasse essa história.

James Patterson soube mostrar com humor algumas questões mais sérias, como bullying. E uma outra coisa que a gente só vai descobrir nas últimas páginas e é o motivo que levou Rafa, a irmã e Leo a estarem dentro de um carro de polícia logo no começo do livro. Ele também fala sobre amizade, primeiro amor e solidão. Rafa tem um crescimento bem sutil durante a história, de modo que ainda consigamos vê-lo com um garoto mas com muitas possibilidades.

É uma leitura de um dia que eu recomendo muito, principalmente para quem ainda não leu nada do James e quer conhecê-lo. Acredito muito que vocês sentirão bastante vontade de ler as outras várias obras do autor. Livro favorito!

As pessoas sempre falam sobre como crescer é maravilhoso. Mas eu só via cada vez mais regras e mais adultos me dizendo o que eu podia e não podia fazer, em nome do que é 'para o meu próprio bem'. Sei, bom... Tenho que comer brócolis 'para o meu próprio bem', mas mesmo assim fico com vontade de vomitar.
Pág. 30.


Quer ler este livro? Então participe do sorteio aqui no blog. A editora Arqueiro muito gentilmente cedeu um exemplar para sorteio. É muito amor para vocês, seus lindos! Não esqueçam de ler os "Terms and Conditions".

a Rafflecopter giveaway
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us