terça-feira, 12 de março de 2013

Artigo | O @mor nos tempos da Internet

A forma das pessoas se relacionarem mudou bastante nos últimos anos. Amar alguém se tornou uma necessidade para algumas pessoas, porque elas não querem mais ficar sozinhas. Mas como saber onde o amor está? 


O amor é uma coisa curiosa e intrigante. Quando as fronteiras para se conhecer outras pessoas eram mais limitadas, era comum achar que o menino e a menina que viviam juntos iam acabar namorando. A gente conhecia as pessoas do bairro, da escola e do trabalho. E elas eram as candidatas a ocupar um espaço especial no coração da gente durante muito tempo. Quem nunca teve um amigo que diziam que  iam acabar ficando juntos?

Mas a Internet apareceu e ampliou a gama de pessoas que podemos conhecer. Trouxe com ela várias novas formas de se aceitar o amor, quer entre pessoas de idades ou crenças diferentes, como pessoas do mesmo sexo. Quando alguém se apaixona através da Internet, a pessoa se apaixona pela ideia que a outra transmite. Apaixona-se pela alma, pelo que a pessoa realmente é ou gostaria de ser. Ou pelo tanto que aquela pessoa parece lhe refletir, como um espelho dos seus sentimentos. E, dependendo de que sentimentos e alma são esses, pode ser uma forma de começar a amar bem especial.

Só que não temos sempre coragem de dizer o que sentimos pessoalmente, porque então diríamos pela Internet? Porque pode machucar do mesmo jeito e ninguém quer ser ferido. Podemos confundir os sentimentos e idealizar coisas que talvez não aconteçam, talvez sim. Será que vou perder a amizade da  pessoa se eu externar o que sinto? Será que vamos nos tratar do mesmo jeito que antes? Ou será que sempre haverá uma segunda intenção nas palavras ditas? 

O que achamos ser um interesse amoroso pode apenas ser um sinal de amizade. Enquanto manter uma amizade online é algo mais aceitável, amar alguém que não se vê todo dia e que a necessidade de se estar presente se faz mais precisa é complicado. Podemos não sentir que realmente estamos fazendo parte da vida da pessoa. E sofrer por conta disso. É claro que sempre há exceções, porque nada neste mundo é regra. Alguns relacionamentos dão tão certos que a distância não é empecilho para que eles funcionem. Eu mesmo conheço história de gente que se conheceu pela Internet e hoje vive junto.

Acredito que se você gosta de uma pessoa, deveria dizer isso para ela. Quem sabe se ela também gosta de você e simplesmente não sabe como chegar e te falar isso? Sei que não é fácil, mas lembrem-se que as pessoas seguem em frente. O que ela poderia viver contigo, ela viverá com outra pessoa se você não der o pontapé inicial. Sabe, o máximo que pode acontecer é você ouvir que é somente amizade. Isso pode te deixar para baixo durante um tempo, mas uma hora você se reergue e parte para outra. E se o amor não quiser aparecer neste momento, dê um tempo. O amor pode estar perto, o amor pode estar longe. Mas é o tempo e sentir-se bem consigo mesmo que pode trazê-lo.

Amar é complicado, mas se fosse fácil será que valeria a pena amar? Acredito que todos devemos buscar um motivo para amar, quer seja uma pessoa com quem gostaríamos de viver anos e anos ou alguém que queremos apenas ver feliz mesmo que não podemos tê-lo por perto. Devemos basear a nossa felicidade em uma única pessoa: em nós mesmos. E agregar amores se convir.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us