terça-feira, 23 de abril de 2013

Filme | A Origem dos Guardiões

Eu comecei a assistir sem muitas expectativas. Afinal, li alguns comentários dizendo que ele não era muito bom. Como cada um tem um gosto diferente sobre uma mesma coisa, eu sempre prefiro ter a minha opinião antes de comentar. E, afinal, a minha criança interior disse que eu gostei e precisava compartilhar com vocês.





A Origem dos Guardiões mostra a história de um grupo mágico que cuida de todas as crianças do mundo, mantendo-as a salvo, proporcionando encantos, esperanças e sonhos. Fazem parte desse grupo o Papai Noel, a Fada do Dente, o Coelho da Páscoa e o Sandman, que é o responsável pelos sonhos. Quando uma antiga ameaça é iminente, a "Lua" escolhe um quinto Guardião para ajudá-los. E é a pessoa mais improvável de todas - Jack Frost. Essa ameaça responde pelo nome de Breu e quer transformar os sonhos em pesadelos e fazer com que as crianças passem a não acreditar nos Guardiões.



Jack é um personagem, de certo modo, encrenqueiro. Ele não é visível às outras pessoas, porque nenhuma criança acredita nele. Mas isso não o impede de se divertir com elas, criando pistas de gelo escorregadias e dias cheios de neve. Quando é levado para a "sede" dos Guardiões, ele descobre que há algo em seu passado que somente a recuperação de um bem precioso o fará descobrir o que é.

Um dos personagens que mais se destaca é o Coelho da Páscoa, por conta de seu mau-humor que o deixa engraçado. Isso faz sentido? Breu também é chamativo, afinal é a única figura sombria em todo o filme. Ele não deseja nada de diferente do próprio Jack, mas seus propósitos são mais sinistros. Suas lutas contra o Sandman são bem bonitas de se ver.

Acredito que poucos de vocês já devem ter imaginado como esses personagens que povoam a imaginação devem ter surgido. Logo na primeira cena vemos a origem do Jack Frost, saindo de um lago congelado ao ser "chamado" pela Lua para controlar o inverno. Mas há um outro motivo, uma outra coisa antes disso que vocês só vão saber assistindo ao filme.





Gosto de animações, porque elas sempre trazem alguma mensagem bem interessante. Algo que muitas vezes o mundo acelerado e em constante mudança não nos deixa notar. Acreditar que o impossível - não exatamente o impossível das histórias fantásticas - pode acontecer se você tiver é uma delas. E como todos nós precisamos de gente que acredite em nós para sermos grandes e fortes e lutarmos pelo que acreditamos.

Mas é claro que todos nós já acreditamos no impossível uma vez na vida. Bem, pelo menos no meu tempo de criança minha mãe conseguia me convencer a fazer um cesto com capim dizendo que o Coelhinho da Páscoa só ia deixar o ovo se eu deixasse algo para ele comer. Acho que foi a única crença popular que eu cheguei a a acreditar mesmo, culpa das pegadas que eu via perto do cesto e do capim que, misteriosamente, sumia durante a noite.


Essa é uma animação para quem teve inocência na infância. Acredito que vai saber apreciar mais.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us