sábado, 13 de abril de 2013

Resenha | Legend

Legend
Autora: Marie Lu.
Tradução: Ebréia de Castro Alves.
ISBN: 9788579272097.
Páginas: 256.
Editora: Prumo.
Skoob

Sinopse:

Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim.

Legend é o primeiro livro da trilogia distópica homônima que vai mostrar dois lados diferentes de uma sociedade opressora. A República da América possui característica extremamente militar, onde jovens são submetidos a uma prova que decidirá o futuro deles de acordo com a nota que tirarem. Notas acima da média podem levá-los a ter melhores estudos e a servir às forças armadas; abaixo da média, o estudo é precário e as pessoas são levadas a trabalhar em condições subumanas e recebem muito pouco por isso.

Como se isso não bastante, existe uma praga que precisa ser contida. Regularmente, o governo realiza fiscalizações em áreas de risco para verificar se algum morador da região é portador da doença. Constatado o vírus, a porta da casa é marcada e seus moradores colocados em quarentena. O morador tem de se virar para se curar. Isso mesmo, o governo detecta a praga mas só oferece a cura por um preço exorbitante.

É neste ambiente que conhecemos Day e June, dois adolescentes de 15 anos que fizeram a prova e tiveram caminhos diferentes a seguir.

- Vocês chamam isso de república? Matam seu próprio povo e torturam os que eram seus irmão?
Página 84.

Day não tirou uma boa nota e, após uma sucessão de acontecimentos, tornou-se o criminoso mais procurado da República. Vejam bem: mais procurado, não mais perigoso. Ele vive na surdina, acompanhado por Tess, roubando e apostando em lutas ilegais para conseguir dinheiro para ajudar a família. Exceto John, seu irmão mais velho, ninguém mais da família sabe que ele está vivo. O que o move durante o livro é, a princípio, encontrar a cura para salvar seu irmãozinho da praga; durante uma das inspeções, uma marca nova da praga é desenhada na porta de sua casa. Muita atenção quanto a isso.

June, por sua vez, vive no lado mais promissor da República. Frequenta a melhor universidade do país, mas ainda assim se mete em encrencas que deixam seu irmão, o Capitão Metias Iparis, ao mesmo tempo preocupado e orgulhoso. Ela é uma promessa para os círculos elevados da República e uma das poucas pessoas, em anos, que tirou a nota máxima na prova. O que a move é um evento que a coloca em colisão com Day e pode trazer consigo muito mais do que ela imagina.

A narrativa é feita em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Day e June. Os capítulos são intercalados, dando agilidade à história. Conhecemos de forma abrangente os dois lados da República, passando pela dor da perda e dúvida sobre tudo o que acreditamos. A diagramação é caprichada, com folhas mais finas e manchadas nas margens. A revisão está muito bem feita.

Marie Lu criou uma incrível, divertida e instigante distopia, com tons de crueldade que forçam o amadurecimento dos personagens e colocam suas crenças em questão. Apesar de alguns pontos que para mim beiraram o absurdo - por exemplo, Day escalando uma parede com facas e pulando de um lugar alto sem maiores problemas -, Legend é super recomendado. Foge dos distópicos românticos, mas não deixa de ter seu romance.

- Dinheiro é a coisa mais importante do mundo, guria. Dinheiro pode comprar felicidade, não me importo com o que os outros dizem. Dinheiro pode comprar alívio, status, amigos, segurança... todo tipo de coisas.
Página 117.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us