segunda-feira, 29 de julho de 2013

Filme | Uma história de amor e fúria

Uma história de amor e fúria
Elenco: Selton Melo, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro.
Direção: Luiz Bolognesi.
Roteiro: Luiz Bolognesi.

Duração: 1h e 15min.
Lançamento no Brasil: 03 de abril de 2013.
País: Brasil.

AdoroCinema
Filmow

Sinopse

"Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Olá, pessoal! Hoje eu vou comentar sobre uma animação bem bacana. O mais legal de tudo é que ela é nacional.

É a história de um índio tupinambá que recebe de Monã, o grande deus, a missão de vencer o mal conhecido como Anhangá. Ele percorre 600 anos da história do Brasil, desde antes da chegada dos portugueses a um futuro caótico, também para ficar ao lado da mulher que ele ama e por quem seria capaz de enfrentar um exército inteiro - Janaína.



O filme tem um visual bem bonito, com bastante cenas de ação que fazem os minutos passarem muito depressa. É um entretenimento que também ensina. Conhecemos um pouco mais dos costumes indígenas, como o canibalismo dos tupinambá. Eles comem a carne dos guerreiros mais fortes de outras tribos para alimentar o espírito deles. Mostra como surgiu Duque de Caxias, o patrono do Exército brasileiro, durante a repressão à Revolta do Balaio em que nosso herói toma a identidade de Francisco dos Anjos Ferreira, um personagem histórico real que era um dos líderes da revolução. Mais pra frente, acompanhamos os ideias dos jovens na época da Ditadura Militar. As torturas que eles sofriam para revelar informações, as retomas de dinheiro dos bancos e mais são apresentados.

Uma das partes mais interessantes é a visão criada sobre um Brasil futurista em que a água se torna um bem de luxo, muito caro, e bebida em bares e boates como hoje as pessoas bebem cerveja. Consumir água que você não comprou é punível com morte. As tecnologias idealizadas são bem verossímeis, algo que a gente imagina que pode realmente chegar a acontecer.



Eu me surpreendi bastante. Fez-me sentir vontade de conhecer ainda mais da história do Brasil. Acredito que conhecemos tão poucos e o que conhecemos é aparentemente sempre o que querem que saibamos. Esse longa mostra não somente o lado da história conhecida dos livros, mas o lado dos mais fracos que lutaram e muitas vezes foram tomados por vândalos.

Falando de alguns outros aspectos, creio que é um filme que não deixa nada a desejar a animações de outros estúdios. Os traços são bem bonitos, mas podem ser melhorados. Assim como o trabalho de dublagem. É empolgante ver que, enfim, alguém resolveu apostar nessa forma de apresentar o Brasil. Tomara que acreditem mais, deem bastante valor para que outros possam surgir. E que contem mais da nossa história.

É uma animação indicada para jovens e adultos por conta do forte grau de violência em certas partes. Recomendadíssima!

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us