sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Resenha | A Casa de Hades

Olá, pessoal! Hoje eu vou comentar sobre o quarto livro da série Os Heróis do Olimpo. O livro foi lançado simultaneamente nos EUA e no Brasil no dia 08 de outubro de 2013, para alívio dos leitores após o final tão impactante de A Marca de Atena. Se vocês não leram os livros anteriores da série, recomendo que parem por aqui. Os comentários a seguir contém alguns spoilers dos livros anteriores. E um do último livro da série Percy Jackson e os Olimpianos.

A Casa de Hades - Os Heróis do Olimpo #4
Autor: Rick Riordan.
Tradução: Alexandre Raposo, Edmundo Barreiros.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 496.
ISBN: 9788580574210.
Hotsite
Skoob

Sinopse:

A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los.

~Os Heróis do Olimpo~


Quando a gente achou que o Último olimpiano fecharia a série com os deuses gregos, Rick Riordan vai e nos lança uma nova profecia faltando poucas páginas para encerrar o quinto livro de Percy Jackson e os Olimpianos. Sete meio-sangues vão se juntar para tentar salvar o mundo de uma nova ameaça. Mas essa não é a única novidade que a série traz. Novos personagens são apresentados, um novo acampamento é revelado. E, com ele, talvez a maior novidade da série: a versão romana dos deuses olimpianos.

O Herói Perdido nos conta a história de três novos semideuses: Jason, Piper e Leo. O Filho de Netuno nos traz mais dois novos personagens, Hazel e Frank, além, é claro, do próprio Percy Jackson. E A Marca de Atena, como devem imaginar, além do ponto de vista de alguns dos outros semideuses já apresentados, nos mostra as impressões de Annabeth sobre os acontecimentos.

Então o ar era ácido. A água era infelicidade. O chão era vidro quebrado. Tudo ali era feito para machucar e matar. Annabeth respirou fundo com dificuldade e se perguntou se as vozes no Cócito estavam certas. Talvez lutar pela vida não fizesse sentido. Eles estariam mortos em menos de uma hora.
Página 36.

~Narrativa e desenvolvimento~

O grande diferencial dessa série, na minha opinião, é a narrativa em terceira pessoa. No lugar de acompanharmos somente um personagem-narrador, aqui temos a visão de pelo menos três sobre os acontecimentos. A Casa de Hades traz o ponto de vista de Annabeth e Percy tentando chegar nas Portas da Morte pelo Tártaro e de Leo, Jason e Frank embarcados no Argo II, objetivando o mesmo que Percabeth mas no mundo superior. Eles precisam fechá-las para evitar que mais monstros voltem à terra.

Quando eu terminei A Marca de Atena, eu fiquei bem curioso sobre o que esperar de A Casa de Hades. Eu tinha algumas teorias de como esse livro poderia ser concluído, mas nem uma delas chegou perto do que aconteceu. Por ser o penúltimo livro da série, eu esperava um pouco mais. Algum acontecimento surpreendente que me fizesse ficar ansioso pelo próximo.

O livro surpreende quando Rick nos revela um fato sobre um de seus heróis. Isso me fez questionar o porquê desse assunto não ter sido abordado antes, uma vez que era tão comum na mitologia grega. Gostei da forma simples como foi abordado e espero que o autor o desenvolva mais no quinto livro.

(...) - Acho que todos nós precisamos ser despertados por alguém que nos ama de vez em quando.
Página 362.

Rick volta a apresentar antigos personagens, sendo que a maioria é de inimigos derrotados em livros anteriores. Afinal, boa parte da história do livro se passa no Tártaro. Rick aproveita todas as oportunidades para fortalecer os relacionamentos e mostrar que não importa qual é a nossa natureza. Temos momentos em que somos bons e maus, mas é o lado que a gente deixa prevalecer que define quem somos.

Arrisco a dizer que esse livro é o que mais toca em sentimento. Não vou entrar muito no assunto para não estragar as surpresas de vocês.

Há alguns erros de revisão. Por exemplo, não há concordância quando "Annabeth  esperava estar errada, mas quantos carros italianos poderia haver no Tártaro?" (página 38). Um outro erro, que não sei se há na versão original, ocorre quando uma personagem é nomeada antes mesmo do personagem descobrir qual é seu nome. Quem já leu o livro, dê uma lida nas páginas de 307 a 309.

~Concluindo~

Minhas expectativas com o final da série estão mais amenas. No entanto, eu acredito que Rick fará um livro bem empolgante para encerrá-la. A Casa de Hades possui elementos que, na minha opinião poderiam ter sido melhor explorados. Mas o autor resolveu dar apenas algumas pinceladas sobre eles, dando a sensação de que os heróis tinha somente uma meta a alcançar e só..

O último livro da série, O Sangue do Olimpo, tem previsão de lançamento para 7 de outubro de 2014. Eu não sei se a Intrínseca vai lançá-lo simultaneamente também. Vamos torcer para que sim, porque é incrível saber que a gente vai ler na nossa língua original ao mesmo tempo em que outras pessoas leem na delas.

(...) O amor não é uma brincadeira! Não é a suavidade das flores! É trabalho pesado, uma busca que nunca termina. Exige tudo de você, especialmente a verdade. Somente então lhe concede recompensas.
Página 237. 
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us