terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Resenha | O coração às vezes para de bater

As minhas resenhas normalmente são bem grandes, porque eu gostando ou não do livro sinto essa necessidade de escrever bastante a respeito das impressões que tive durante a leitura. Às vezes, aparece algum livro cujas palavras para descrevê-lo vêm com dificuldade. Sinto que não falo o necessário e também tenho o receio de falar mais do que deveria.

O coração às vezes para de bater
Autor: Adriana Lisboa.
Editora: Rocco Jovens Leitores.
Páginas: 80.
ISBN: 9788579801785.
Skoob

Sinopse:

Novela juvenil de Adriana Lisboa que inspirou um curta-metragem homônimo dirigido por Maria Camargo, O coração às vezes para de bater é o desabafo em forma de carta de um garoto de 15 anos que escreve para um amigo hospitalizado. Vindos de contextos sociais diferentes, os dois são cariocas e dividem a paixão pelo skate. Em flashes curtos, rápidos e precisos, o protagonista faz um inventário das alegrias e tristezas de um adolescente brasileiro dos dias de hoje, entre elas as dificuldades com a família, as relações sociais numa cidade como o Rio de Janeiro e a descoberta do amor.

(...) o coração para de bater numa fração de tempo e essa fração de tempo vira algo que se chama para sempre.
Página 51

O que falar, então, de O coração às vezes para de bater, esse livro infelizmente tão curto que eu li em torno de uma hora? Quando eu o solicite à editora Rocco, eu tinha certeza que ia gostar porque ele toca em um tema que sempre me fará querer ler um livro: amizade. Aqui, temos um adolescente skatista de 15 anos, um pouco solitário na escola e que namora Paloma, a garota que lhe deu o skate e a oportunidade de ter a amizade de um cara cujo coração, aparentemente, pode parar de bater.

A narrativa é feita por meio das cartas que esse adolescente de 15 anos escreve a esse amigo. Os dois possuem vidas bem diferentes e se encontram quando o assunto é andar de skate nas pistas do Rio de Janeiro. Ele possui uma personalidade um pouco madura, provavelmente advinda do acontecimento que levou seu amigo para o hospital. São passagens curtas, poéticas e que apresentam questões como família, ambiente escolar e namoro.

É um livro que nos deixa com uma sensação de tristeza e esperança ao mesmo tempo e nos faz pensar nessas pessoas que passam tão de repente por nós e se tornam imediatamente especiais. Não é só sobre um coração que às vezes para de bater, sei lá qual for o motivo que o faz parar e voltar a bombear. É também sobre o tempo e a preciosidade de aproveitá-lo.

O livro inspirou um curta que pode ser assistido neste link: curta.

(...) Será que às vezes é preciso que a vida nos doa no fundo mais fundo do corpo para que fique alguma certeza dela?
Página 45.
Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us