quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Como conseguir parcerias com editoras #2

Hoje eu continuo a série sobre como conseguir parcerias com as editoras. Na primeira postagem, eu falei da importância de criar conteúdo próprio e manter um relacionamento bacana com outros blogs e leitores. As dicas de hoje são sobre questões visuais e, talvez, até mesmo técnicas.

1 - Dê um tapa no seu layout

Pare agora mesmo de bater no seu monitor. Não é exatamente isso que eu quero dizer. Antes de qualquer coisa, a primeira impressão que o visitante terá de seu blog é a aparência dele. O Blogger oferece boas opções de layouts que permitem alterações em seu código HTML. O atual layout do meu blog foi feito por mim tendo como base um template básico. Mas se você não manda bem em HTML (ei, eu também não sou expert em HTML) ou não pode pagar por um, você encontra bons layouts gratuitos com facilidade pela Internet. A ressalva é que por estar disponível para todos, seu layout certamente será visto em outros  blogs também.

Se você for encomendar um, a minha dica principal é que menos é mais. Não sobrecarregue sua página com elementos não estritamente necessários. Eles farão o blog demorar a carregar. Prefira cores claras para compô-lo e uma boa fonte com cor mais escura para facilitar a leitura. Jamais, em hipótese alguma, use fundo preto e letra branca.

Eu já consegui parcerias com editoras usando layouts gratuitos. Mas depois que eu encomendei um, editoras que eu jamais imaginei que conseguiria parcerias passaram a fazer parte do blog. 

2 - Conecte-se nas redes sociais

O próprio blog configura uma rede social. Porém, é importante manter um perfil no Twitter e uma fanpage no Facebook. Siga e curta todas as editoras que são de seu interesse, porque elas estão sempre por lá divulgando seus livros e as datas de seleção de parceria. Chame seus amigos e parentes para seguir e curtir seus perfis. Se possível, mantenha um canal no YouTube também. É normal as editoras solicitarem números dessas três redes sociais em seus processos de seleção. É bacana manter um perfil no Skoob e/ou Goodreads para postar suas resenhas. Lembre-se de colocar o link do seu blog quando postar resenhas nesses sites. Ter esses perfis também aproxima você do público-alvo do seu blog.

3 - Saibas as estatísticas do seu blog

Jamais minta nas informações quando preencher os formulários de parceria. Principalmente nas estatísticas. Há vários sites que podem derrubar suas informações. Está assustado com isso? Ótimo, é isso mesmo que eu queria.

O Blogger oferece estatísticas que podem e devem ser usadas nos formulários. Minhas primeiras parcerias eu consegui através delas. O Google Analytics é uma ótima opção, é mais completo. Você cria uma conta com o mesmo login e senha do Blogger e o site gera dois códigos para você começar a rastrear o tráfego do blog. Eu tenho conta no Analytics, mas prefiro o contador Histats. Ele me dá todas as informações que preciso para me inscrever nas parcerias.

Finalizando a parte dois

Depois que você criou uma rotina de postagem, conseguiu atrair público para o seu blog e sabe como anda o movimento nele, está na hora de começar a pensar em ir atrás dos processos de seleção das editoras. É bem legal ter parceria com editoras, mas não deixe que isso desvirtue todo o trabalho que você vem fazendo com o blog. Inscreva-se somente naquelas que possuem livros do seu interesse. Afinal, ninguém quer ler algo de que não gosta.

Na próxima e última parte da série, eu falo sobre uma parte mais delicada de como conseguir parcerias com editoras. Espero por você!

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us