sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Resenha | Convergente

Olá, galera! Hoje vou comentar sobre o desfecho da trilogia Divergente. Esta resenha tem pequenos spoilers dos livros anteriores.

Convergente - Divergente #3
Autor: Veronica Roth.
Tradução: Lucas Peterson.
Editora: Rocco Jovens Leitores.
Páginas: 526.
ISBN: 9788579801860.
Classificação: 4,5/5.
Skoob

Sinopse:

Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"!

Eu fico muito satisfeito quando termino uma série que acompanho praticamente desde o lançamento do primeiro livro. Quem me acompanha há um tempo sabe que um dos meus gêneros preferidos é o jovem adulto com distopia. Quando Divergente foi lançado no Brasil, eu fiquei bastante curioso para conhecer a história, o que veio a acontecer somente com o lançamento de Insurgente.

Eu tenho um caso de amor e ódio com essa distopia, afinal de contas. Gostei bastante do primeiro livro, mas achei o segundo um pouco enrolado e que a distopia ficou de lado para dar espaço a outros assuntos. Mas aí veio Convergente e tirou aquela impressão ruim que fiquei do livro anterior.

Houve muita  polêmica a respeito da tradução do título de Allegiant para Convergente. Allegiant é um adjetivo que significa leal, fiel ou obediente. Embora Lealmente e até mesmo Fielmente tenham alguma relação com a história, fiquei feliz com o título escolhido por votação dos fãs. Porque o que vemos em Convergente são pessoas se unindo em grupos que tendem a um ponto em comum.

Os Leais e o que tem além da cerca

O livro começa com o interrogatório de Tris para avaliar sua lealdade por conta dos acontecimentos que culminaram naquela grande revelação a respeito dos Divergentes, em Insurgente. Tobias, por sua  vez, tenta passar despercebido entre os sem-facção para não levantar suspeitas a respeito de suas ações.

Com a diluição das facções - Abnegação, Amizade, Erudição, Franqueza e Audácia -, surgem histórias a respeito de um novo grupo que se reúne com objetivos contrários aos do atual líder que controla a cidade. Eles são chamados de Leais e querem saber o que existe para além da cerca que circunda a Chicago. Quando os Leais entram em contato com Tris, ela vê nisso a chance de descobrir mais sobre o mundo de fora e sobre sua própria história.

Respostas, desconstrução e segredos

O fato da narrativa transitar em dois pontos de vista deu uma dinâmica muito boa à leitura. Os narradores, Tris e Tobias, são destacados no começo de cada capítulo. Comparada com a minha leitura dos livros anteriores, a de Convergente foi mais fluída. Li o livro em praticamente dois dias.

- Acho que gostaria de encontrar um meio-termo para mim. Queria encontrar o equilíbrio entre o que quero e o que acredito ser a atitude mais sábia.
Página 39.

Eu não cheguei a ler o conto Free Four, que pode ser adquirido na Amazon, portanto não sabia o que esperar de Quatro como narrador. Mas toda aquela imagem de fodão que eu tinha dele por causa das impressões de Tris em Divergente e Insurgente foi aparentemente desconstruída neste livro. Não sei se as outras pessoas tiverem ou terão essa impressão. Mas senti que a personalidade de Tris e Tobias está diferente. Eles estão mais emocionais e menos racionais ou impetuosos. Tenho uma suspeita sobre o que levou Veronica a optar por isso, mas não posso falar por questão de spoiler.

Muitas respostas são dadas e outras perguntas são feitas e, obviamente, respondidas no decorrer da história. Conhecemos como e por quê as facções foram formadas e o verdadeiro significado de ser Divergente. Olha, é uma viagem bem maluca e muita gente não vai se convencer. Eu aceitei aquelas explicações porque justifica alguns dos acontecimentos dos livros anteriores, como o fato dos Divergentes serem imunes aos soros de simulação.

Alguns segredos são revelados, embora ão sejam exatamente aquilo que Tris e Tobias gostariam de ouvir.

E no fim, escolha o que te define

Eu sei que Convergente teve algumas falhas, como a mudança de ideais de alguns personagens ocorrendo abruptamente. Ou como outros aceitam um mundo completamente novo sem enlouquecer de vez, por curiosidade ou por negação. No entanto, Veronica soube usar uma narrativa às vezes tocante para envolver o leitor até aqueles momentos finais em que certas coisas precisam ser feitas e novos rumos precisam ser traçados.

Leiam!

(...) Eu tinha começado a sentir que havia encontrado um lugar para ficar, um lugar que não era tão instável, corrupto ou controlador, ao qual poderia enfim pertencer. Eu já deveria ter aprendido que tal lugar não existe.
Página 278.
Compre o livro:
.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us