segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Resenha | Tormento

Oi, galera! A minha resenha de hoje é de Tormento, lançado pela Seguinte em janeiro.

Tormento
Autor: John Boyne.
Tradução: Carlos Alberto Barbaro.
Editora: Seguinte.
Páginas: 88
ISBN: 9788565765282.
Classificação: 4/5.
Skoob

Sinopse:

Danny Delaney curtia tranquilamente as férias, até que sua mãe volta pra casa tarde da noite, escoltada por dois policiais. Ele logo percebe que algo terrível aconteceu. A sra. Delaney havia atropelado um garotinho, que agora está em coma e ninguém sabe se vai acordar. Consumida pela culpa, ela se isola de todos ao seu redor. Caberá a Danny e seu pai impedir que a família se despedace.

Antes de mais nada, quero deixar registrado aqui que o John Boyne aceitou meu pedido de amizade no Facebook. Muito legal isso! Ele é um dos meus autores preferidos, já li quase todos os seus livros publicados no Brasil e, como a grande maioria das pessoas, o conheci através do livro O menino do pijama listrado. Mas o meu preferido até o momento é O pacifista. Leiam O pacifista.

Mas vamos focar em Tormento.

A história

Em Tormento, John Boyne nos apresenta Danny Delaney, um garoto de 12 anos que após passar um dia inteiro brincando com seu melhor amigo Luke, volta para casa e a encontra estranhamente vazia. A mãe normalmente não está fora de casa naquele horário. Quando o Sr. Delaney chega mais tarde, ele e o filho ficam mais preocupados ainda com o sumiço da Sra. Delaney.

(...) A campainha tocou, o papai apareceu, caminhou ligeiro até a porta e abriu. mamãe estava parada do lado de fora, sem olhar para ele, mas também sem olhar pro chão.  Parecia que ela estava encarando um ponto fixo na parede atrás do papai e que ia continuar olhando naquela direção para sempre.
Página 12.

Já é noite quando, enfim, ela chega escoltada por dois policiais e visivelmente abalada. Não é para menos. Quando estava voltando para casa, um garotinho entrou na frente de seu carro surgindo do nada e ela não conseguiu frear a tempo. O garotinho, Andy, está no hospital lutando pela própria vida, enquanto a Sra. Delaney se afoga em culpa pelo ocorrido.


Desenvolvimento e narrativa

A princípio, Tormento aparenta ser uma história muito simples. Mas são nas entrelinhas que reside o talento de John Boyne para contar essa história. Ele começa nos mostrando uma mãe com peso na consciência por um acidente sobre o qual ela talvez não tenha toda a responsabilidade e nos lança em um outro momento ao apresentar mais um personagem que carrega culpa e medo do que acontecerá ao falar o que sabe.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Danny. Tormento tem uma capa bem bonita e segue um padrão semelhante ao de O menino do pijama listrado e O garoto no convés, embora não seja texturizada.

Danny pode parecer, para algumas pessoas, menos maduro do que se espera de um garoto de 12 anos. A verdade é que eu o considerei imaturo somente numa parte mais ao final do livro em que ele toma uma atitude que fortalece essa ideia. John Boyne é sensível ao mostrar a confusão que o acidente de carro causa na família de Danny e como os ânimos se exaltam pela compreensão que cada um tem do que aconteceu.

Conclusão

Tormento não é o primeiro livro infantojuvenil do Boyne que eu li. Além de O menino do pijama listrado, eu li Noah foge de casa. É incrível como o autor consegue transitar de um público para o outro sem perder suas características. É claro que o tom da narrativa de Tormento difere. Por exemplo, O Palácio de inverno tem uma narrativa mais densa.

Tormento é um livro para ser lido em um dia, ele vai te divertir, te emocionar e pensar em alguns aspectos familiares bem importantes.

Compre o livro
.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us