quarta-feira, 7 de maio de 2014

Resenha | A garota certa

Olá, galera! É o seguinte, esse é o quinto livro da série. Mas podem ler tranquilamente que não contém spoiler.

A garota certa - Garota <3 Garoto
Autor: Ali Cronin.
Tradução: Rita Sussekind.
Editora: Seguinte.
Páginas: 296.
ISBN: 9788565765336
Classificação: 4/5.
Skoob

Sinopse:

Para Ollie, sexo sempre foi sinônimo de diversão, e namorar sério era algo assustador. Durante muito tempo seu estilo de vida funcionou, mas aos poucos começou a sentir um vazio cada vez maior - e nem imaginava que a solução estava bem ao seu lado. Desde o jardim de infância, Sarah era sua melhor amiga. Depois que ela sofreu sua primeira grande decepção amorosa, eles ficaram ainda mais próximos, e a turma inteira percebia que estava rolando um clima...Só faltava admitir. Mas manter um relacionamento para valer significaria compartilhar as aflições que Ollie estava acostumado a guardar a sete chaves. Suas angústias iam desde as mudanças de humor repentinas da mãe, que passava da depressão ao êxtase num piscar de olhos, até o descaso completo do pai. Isso sem falar em um problema de saúde que ele escondia até dos melhores amigos...Ollie precisava descobrir um jeito de enfrentar essa situação sem magoar a si mesmo - e sem machucar a garota com quem mais se importava. 'A garota certa' é o quinto volume de 'garota'.

É engraçado eu não gostar de terminar mais um livro de uma série que eu curto, porque a cada livro lido a série se aproxima do fim. A gente sempre quer que o livro dure mais, não é? É o meu caso com a série Garota <3 Garoto, que conta a história de sete amigos ingleses que estão no último ano da escola e vivendo todas as experiências inerentes à idade ante que seus caminhos se separem quando forem à faculdade ou outras estradas.

(...) Se eu ainda não tinha admitido que éramos feitos um para o outro, era só porque estava com medo.
Página 116.

Com cinco livros lançados até o momento, a série me ganhou no segundo ao contar a história de Ashley, uma garota que acredita que ninguém precisa se importar com o que os outros pensam para ser feliz. Todos os livros anteriores foram narrados por uma das garotas - Sarah, Ashley, Cass e Donna respectivamente -, mas eu queria muito que um dos garotos também tivesse voz e saísse dos bastidores e fosse para o palco. Profundo, eu sei.

Achei bem curioso Ali Cronin resolver contar a história de Ollie. Ele não é, na minha opinião, o personagem masculino que mais se destaca nos livros anteriores. Ollie é aquele tipo de cara da roda  de amigos que está sempre de bem com a vida e que não trata ninguém diferente. Com um humor às vezes pervertido, ele não deixa a peteca cair. Sem duplo sentido, por favor. Só que quando está em casa, a realidade é menos colorida. O relacionamento de seus pais está complicado, sua mãe possui um série distúrbio de humor e nunca dá para ter certeza do que ela vai fazer a seguir. Como se essas coisas não bastassem, Ollie guarda um grande segredo de seus amigos, e esse é o motivo de ele viver a vida sem se apegar.

Ollie é um garoto <3 garota e está apaixonado por sua amiga Sarah e não sabe como dizer isso a ela. Além do mais, ele não sabe se é certo envolvê-la em seus problemas particulares.

(...) Se eu quisesse ter um relacionamento, poderia ter um. Poderia ter tido vários, na verdade.
Página 45.

Eu adoro quando um autor pega um personagem e desconstrói a imagem que temos dele. Ali faz isso com Ollie ao mostrar que o garoto, apesar de ter muitos amigos, também se sente sozinho. Eu me reconheci em algumas situações em que Ali confrontou a amizade dos outros com o Ollie, porque é horrível ver seus amigos se divertindo sem você. Ele também tem uma sensação de impotência em relação ao distúrbio da mãe e, muitas vezes, tem de se desdobrar para ela não sair dos trilhos porque o pai parece pouco se importar. Ollie é um cara que gosta de fazer sexo sem compromisso, então há algumas cenas mais apimentadas.

Eu queria muito que o último livro da série fosse contado pelo Rich, porque acredito que ele é um personagem com um potencial enorme. Eu espero que ela escreva um spin-off com ele. Ali vai voltar para Sarah e contará o que acontece com os garotos após as provas finais. O último livro se chamará Eu e você. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, mas estamos falando de livro da Seguinte e a editora não tem esse nome à toa. Se o livro está publicado lá fora, logo ele aparece por aqui.

Se vocês ainda não conhecem essa série, corram ler o primeiro e amem muito a Ashley porque Ashley é amor.

"Não seja tão fechado, querido. Se gosta de uma pessoa, fique com ela. Faça esse favor a você mesmo."
Página 83.

Comprem o livro
.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us