quarta-feira, 11 de junho de 2014

Resenha|Sorteio: Um caso perdido

Olá, galera! Hoje eu comento sobre um livro que superou todas as minhas expectativas.

Um caso perdido - Hopeless #1
Autora: Colleen Hoover.
Tradução: Priscila Catão.
Editora: Galera Record.
Páginas: 384.
ISBN: 9788501403940.
Classificação: 5/5+.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Eu não sei por onde começar a falar de Um caso perdido - Hopeless, porque eu terminei a leitura e simplesmente o considerei sensacional. Quem me conhece pessoalmente, ou mesmo por aqui, sabe que eu não saio favoritando qualquer livro. Sou bastante crítico quando leio. Eu li Métrica, que também é da autora Colleen Hoover, no começo do ano e gostei bastante apesar de considerar algumas atitudes de Lake e Will incondizentes com algumas situações em que eles se encontravam.

(...) Estão mentindo para mim, e estou morrendo de medo de descobrir o que é que as pessoas estão escondendo.
Página 235.

Um caso perdido nos conta a história de Linden Sky, uma garota que está perto de completar 18 anos e gosta bastante de namorar. No entanto, ela não nutre sentimentos pelos garotos com quem se envolve. Sky sempre teve uma educação rigorosa em casa; sua mãe adotiva sempre lhe privou de toda forma de tecnologia mesmo as comuns aos outros jovens. Por exemplo, Sky não possui um perfil no Facebook. Mas Sky e sua melhor amiga, Six, acabam convencendo Karen, mãe de Sky, a permitir que ela faça o último ano numa escola comum.

Um certo dia, quando está no mercado, Sky percebe um cara a observando intensamente e quando ele a aborda pensa que Sky é alguém que ele conhece. Seria um engano ou realmente Holder guardar alguma lembrança dela de algum lugar? Os dois acabam se encontrando outras vezes e Sky descobre que Holder possui um passado misterioso e perigoso e uma tatuagem com a inscrição Hopeless no braço.

(...) Havia algo tão perturbador na maneira como ele olhou para mim. Aquilo conseguiu me deixar constrangida, envergonhada e lisonjeada ao mesmo tempo. Não estou acostumada a sentir essas coisas de jeito algum, muito menos todas elas de uma só vez.
Página 31.

Mas Sky também tem um passado cheio de mistério e é a presença de Holder no seu dia a dia que o traz à tona.

Um caso perdido é um daqueles raros livros em que o nome poderia ser mantido no original em inglês por fazer todo o sentido com a história. Todo mesmo. Eu não sei como eu demorei tanto para fazer a ligação sendo que estava tudo ali bem na cara. Mas a escolha do título nacional também faz sentido por uma razão mais complexa explicada em um momento crucial.

O livro começa com um prólogo impactante: Sky desesperada por algum motivo. Depois, somos levados alguns meses no passado e a história se desenvolve de forma morna e vai esquentando aos poucos conforme vamos percebendo que nenhuma palavra e comportamento dos personagens estão ali à toa. Eles vão se juntando para detonar a bomba, bem lá na frente, que nos explicará a atitude de Sky no prólogo.

Vocês precisam acreditar em mim quando digo que se a situação já está ruim para os personagens, Colleen arruma uma forma de piorá-la. E ela faz isso de forma genial, que tenha sentido com a construção da história e não fique parecendo forçação de barra. Mesmo quando não esperamos que mais nada possa acontecer, o final nos traz mais uma revelação surpreendente.

O envolvimento de Sky e Holder - não falo do relacionamento amoroso - ocorre de forma um pouco instantânea. Dá uma certa estranheza a facilidade com que ela confia nele, pois apesar de não saber tudo sobre o cara ela tem um "dossiê" sobre os motivos que o levaram a se afastar da cidade por um período. Mas Holder é um cara que se mostra atencioso e preocupado com o bem estar de Sky sem aquela possessividade chata que eu detesto nos bad boys dos livros do gênero. Sky é uma garota forte, determinada, capaz de se defender ou pouco ligar para o que dizem dela. Mas sua força oscila conforme ela vai descobrindo um pouco mais sobre si mesma.

Enfim, eu acho que falei demais e não sei se consegui convencê-los de que esse é um livro que quer ser lido ou mesmo se consegui passar toda a carga emocional que transborda dessas páginas. Porque ler Um caso perdido é uma experiência diferente de leitura: vocês vão chorar, vão rir e também ficarão furiosos a todo momento. É mais que favorito!
(...) Quero que tranque os braços ao meu redor e jogue a chave fora, pois aqui é seu lugar e tenho medo de que me solte de novo.
Página 162.
Comprem o livro
Concorram ao livro
Não deixem de ler os Terms&Conditions no formulário do sorteio para não ser desclassificado. O sorteio termina dia 04/07. Boa sorte!
a Rafflecopter giveaway
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us