quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Resenha | O Sangue do Olimpo

O Sangue do Olimpo - Os Heróis do Olimpo #5
Autor: Rick Riordan.
Tradução: Edmundo Barreiros.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 432.
ISBN: 9788580575958.
Classificação: 5/5.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

No desfecho da série Os heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta mais fortes do que nunca , e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.

Eu acompanho Rick Riordan desde que ele escreveu Percy Jackson e os olimpianos - a série que ocorre antes dos acontecimentos narrados em Os Heróis do Olimpo. Minhas expectativas em relação ao final desta série estavam um pouco altas, porque eu gostei bastante dos novos semideuses apresentados. Leo é o meu preferido desde O Herói Perdido - depois, veio Nico que já estava nos livros de Percy, mas ganhou um destaque maior nos últimos livros de Heróis.

Com os acampamentos Júpiter e Meio-sangue na iminência de guerra, os heróis do Olimpo decidem se separar. Enquanto Nico, Reyna e o treinador Hedge estão viajando pelas sombras pra levar a Atenas Partenos ao campo de batalha para acalmar os ânimos, Percy, Annabeth, Jason, Leo e os outros estão procurando o caminho menos perigoso para impedir o despertar de Gaia dali a poucos dias.

A narrativa de Rick Riordan está bem sarcástica, dando um humor absurdo ao livro. Eu me peguei rindo várias vezes, em momentos inesperados. Porém, penso que a forma de contar a história não foi muito diferente da apresentada nos livros anteriores, dando até mesmo a sensação de que não acabou, de que vem um sexto livro, sabem?

Mas eu acredito que o autor não voltará a esse universo tão cedo. Provavelmente, não há muito mais para mostrar. É capaz de Rick inserir os personagens em participações especiais em outros livros e séries, como nessa anunciada no final de Sangue.

Eu realmente gostei muito do livro, apesar de algumas coisas terem acontecido apressadamente ou de forma não tão intensa quanto o esperado por mim. A batalha contra os gigantes, retratada na capa, e Gaia teriam sido bem mais maneiras se um certo grupo de personagens tivessem uma participação maior nela.

O ano de 2014 está marcado para mim por dois motivos principais. O primeiro é que eu comecei a trabalhar em uma livraria. O segundo é que várias séries literárias que eu acompanho chegaram ao fim. Algumas me agradaram bastante, enquanto outras foram um belo desastre. O Sangue do Olimpo foi o caso especial dessas finalizações, porque ele me agradou e ainda me deixou com um gostinho de que algo mais ainda precisa ser contado.

- Sangue de semideuses. O sangue do Olimpo.
- É claro! - exclamou Licáon. - Quando derramado no chão, ainda mais em solo sagrado, o sangue de semideuses tem muitos usos. Com os encantamentos certos, pode despertar monstros, até mesmo deuses. Pode fazer surgir vida nova ou tornar um lugar estéril por gerações.
Página 138.

Comprem o livro
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us