segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Especial | Fotos antigas

No meu trabalho, lá na Livraria Nobel Serra, há uma livreira que gosta de fotos antigas. Ela se chama Shimenia e é formada em História. Esses dias, eu estava folheando alguns livros de história, alguns sobre a Segunda Guerra Mundial - um dos meus períodos históricos preferidos - e resolvi que seria bacana mostrar algumas dessas fotos aqui no blog.
Gosto da Segunda Guerra não pelo desastre que ela foi, mas sim porque, dentre outras várias coisas, mostra como um homem pode usar seu carisma para conquistar as pessoas e fazer coisas terríveis. Vocês não negam que Hitler foi um líder extremamente carismático, né? Porque, se ele não fosse capaz de reunir milhares de pessoas ao seu redor, mesmo que através do medo, muito do que se sabe sobre a guerra provavelmente não teria acontecido.
É claro que muitos historiadores parecem sentir uma certa atração por esse período, que compreendeu de 1939 a 1945. Há livros enormes na livraria mostrando a chegada do Terceiro Heich ao poder e alguns menos robustos sobre o stalingrado e outros líderes da época.
Quanto a nossa própria história, aqui do Brasil, eu percebi que há mais ilustrações que fotos. E livros menos densos. É engraçado que não há um período da história do nosso país que eu me atraia tanto. Gosto algumas vezes de ler sobre o Primeiro Reinado e pensar como seria o país hoje se fôssemos "governados" por reis e rainhas e não um presidente da república.
Existe algo muito fascinante em torno desses registros da história mundial. Eu gosto de pensar sobre o que se passava na cabeça das pessoas aquele momento, como elas chegaram aos campos de guerra e pelo que lutavam

Vocês gostam de fotos antigas?
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us