quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Resenha | O Terror das Terras do Sul

A resenha a seguir contém spoilers do primeiro livro.
O Terror das Terras do Sul - A Quase Honrosa Liga de Piratas #2
Autora: Caroline Carlson.
Tradução: André Czarbonai.
Editora: Seguinte.
Páginas: 384.
ISBN: 9788565765497.
Classificação: 4,5/5.
Capítulo do Livro
Skoob
Comprem o livro: Submarino | Saraiva.
Sinopse:

O Terror das Terras do Sul - Em 'O tesouro da Encantadora', Hilary viveu grandes peripécias em alto - mar até encontrar o maior tesouro do reino, desaparecido havia muito tempo, e sua dona, a Encantadora das Terras do Norte. Como recompensa, recebeu um certificado de filiação à 'Quase Honrosa Liga de Piratas' e o título de 'Terror das Terras do Sul'. Neste novo volume da série, a Encantadora voltou ao seu posto, e Hilary acompanha a redistribuição dos objetos mágicos pelo reino. Mas o presidente da QHLP não está satisfeito - Hilary precisa se envolver numa atividade verdadeiramente pirática logo, como matar um monstro marinho ou derrotar um líder pirata num duelo, senão perderá seu título - e sua filiação à Liga. Antes que consiga recuperar sua reputação, a garota fica chocada ao descobrir que a Encantadora foi sequestrada. Contrariando as ordens do presidente da Liga, Hilary se junta à gárgula e a seus amigos para investigar o caso, ainda que resgatar Encantadoras não esteja na lista de atividades próprias a um pirata.

Eu tenho que dizer que nunca fui fã de histórias de piratas. Não que eu tivesse algo contra; elas apenas não me atraíam muito. Mas recentemente tenho lido e assistido um pouco mais sobre esses bandidos que navegavam os mares e faziam pilhagem. Quando eu li O Tesouro da Encantadora, eu me amarrei na história logo nas primeiras páginas e adorei conhecer a destemida Hillary e sua fiel gárgula. Fiquei ansioso pelo próximo livro da Quase Honrosa Liga de Piratas e, também, receoso de que não correspondesse muito as minhas expectativas.

Bobeira a minha, porque eu gostei tanto de O Terror das Terras do Sul quanto do primeiro, talvez um pouco mais.

Após resgatar o tesouro da Encantadora e mandar o almirante James Westerfield para as masmorras, tudo o que Hilary espera é finalmente ser reconhecida como uma temível pirata pela QHLP. Afinal, ela já é o Terror das Terras do Sul. Mas quando o capitão Dentenegro interrompe sua jornada em busca de compartilhar o tesouro da Encantadora por Augusta e a convoca para uma reunião de suma importância, Hillary recebe uma advertência sobre sua conduta antipirática. Para não queimar ainda mais sua reputação e não andar na prancha do Renegado, navio do capitão Dentenegro, Hillary precisa partir numa aventura bem pirática e evitar receber novas advertências.

No entanto, Hillary resolve antes fazer uma visita à Escola de Aprimoramento da Senhorita Pimm para Damas Delicadas e acaba se vendo envolvida numa nova aventura que pode colocar tudo o que ela já conquistou em risco.

A narrativa de Calrson é muito gostosa de ler, com a dose de humor certa que nos conduz muito bem e quando percebemos já lemos muita coisa. A personalidade de Hillary está mais forte e ela se destaca como uma personagem forte para a fantasia e nos relacionamentos com os outros personagens. Uma das coisas de que senti falta no primeiro livro foi de uma maior participação da mãe de Hillary; isso acaba acontecendo no segundo livro. Personagens que já conhecemos voltam e mantém o carisma já apresentado, como Charlie e a governanta.

Ao final de cada capítulo, há informações adicionais sobre o que ocorre em Augusta, através do Corsário, de A Gazeta de Augusta e troca de cartas entre os personagens, com o capricho da diagramação ilustrada que vimos no livro anterior. Caroline acrescentou uma nova visão dos acontecimentos do primeiro livro só que narradas pelas memórias da gárgula. Então, já podem esperar algo espiritual e inocentemente distorcido.

As escolhas finais de Hillary me deixaram bem curioso sobre o que esperar do próximo livro. É uma série que eu curto e quero muito que outras pessoas conheçam!
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us