terça-feira, 10 de março de 2015

Resenha | Um mais um

Vocês não fazem ideia de como foi maravilhosa a minha primeira experiência com a escrita de Jojo Moyes. A autora possui quatro livros publicados pela Editora Intrínseca - A última carta de amor, Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás e o mais recente é Um mais um. Como eu era antes de você me surpreendeu de forma tão intensa que eu fiquei morrendo de medo de pegar qualquer outro livro dela e não ter minhas expectativas alcançadas. Eu me emocionei acompanhando a história de Lou e Will, foi incrível ver a transformação de Lou de uma menina insegura para uma mulher forte.


Um mais um volta a nos apresentar uma figura feminina determinada. Acredito  que essa é uma das marcas da escrita de Jojo. Eu ainda vou ler seus outros livros para descobrir. Por enquanto, foquemos nesse livro.

A história

Jess foi mãe muito jovem e agora, dez anos depois, dá duro todos os dias para cuidar de Tanzie e de Nicky, filho do ex-marido, que sofre bullying por ser diferente dos outros garotos da sua idade. Durante o dia, ela trabalha fazendo faxina. À noite, atende num bar. Apesar das dificuldades da vida, Jess tenta manter o otimismo e passar os melhores valores possíveis aos meninos. A pequena Tanzie é fera em matemática e isso lhe dá a oportunidade de estudar numa escola melhor. Porém, Jess não possui todo o dinheiro restante para completar a matrícula da filha. Ed Nicholls é um cara rico. Ele trabalha numa empresa de tecnologia que está perto de lançar o produto do ano. No entanto, Ed acaba se vendo envolvido numa encrenca danada, que o força a se afastar do trabalho e viver numa reclusão forçada.

(...) Porque, ainda que um filho leve pedrada do mundo inteiro,se ele tiver o apoio da mãe, ficará bem. Lá no fundo, saberá que é amado. Que merece ser amado.
Página 151.

Um dia, Ed Nicholls se embebeda no bar em que Jess trabalha. E após levá-lo para casa de táxi, Jess encontra um bolo de dinheiro caído no chão do carro. Dinheiro suficiente para resolver alguns dos problemas mais prementes. Mas uma Olimpíada de Matemática se apresenta e o prêmio para o ganhador aliviaria o peso da consciência de Jess. O problema, é claro, é chegar lá a tempo de Tanzie poder participar.

Impressões

Diferentemente de Como eu era antes de você, Um mais um não é um romance dramático. Muito pelo contrário, a leitura mantém a "gostosidade" da autora, com a dose certa de humor e conflitos bem pontuados, beirando muito a um chick-lit. Com a narrativa simples, porém não rasa, Jojo vai nos conduzindo brilhantemente pelas histórias desses personagens, fazendo com que nos encantemos por eles e com que torçamos para que tudo dê realmente certo.

Eu gosto muito de histórias com personagens femininas que se destacam por sua personalidade singular. Jess é uma mulher forte, toma para si a briga de seus filhos - às vezes, literalmente. Ela também erra e, por isso, tenta servir de exemplo aos meninos. Jojo não menospreza o masculino em favor do feminino. Ela os trata como igual. Como os conhecemos no começo, não é como os conheceremos no final.

É incrível a capacidade de Jojo de pegar duas pessoas com histórias tão diferentes e encaixá-las. E eu só precisei ler dois livros dela para perceber isso. Jojo é uma autora que eu sempre recomendo na livraria onde trabalho e nunca ninguém que voltou falou que não gostou. Espero que vocês possam se jogar nos livros dela o mais rápido possível!

Informações sobre o livro


Autora: Jojo Moyes.
Tradução: Adalgisa Campos da Silva.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 320.
ISBN: 9788580576542.
Classificação: 5/5+.
Capítulo do Livro
Skoob
Comprem o livro: Submarino | Saraiva.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us