sábado, 15 de agosto de 2015

Resenha | Eu, você e a garota que vai morrer

Estamos tão acostumados a ler romances juvenis em que uma situação aproxima duas pessoas e, no final, despedaça seus corações, ou de quem lê, que, ao pegarmos um livro com uma pegada mais realista nos perguntamos por que o autor resolveu fugir do esperado e apostar no comum.

Mas o que é o comum? Em "Eu, você e a garota que vai morrer" (Me and Earl and dying girl, no original), Jesse Andrews mostra um cenário cru em que os personagens não romantizam as situações que lhes são apresentadas. Por exemplo, o autor não ilude o leitor fazendo-o acreditar que o amor juvenil surge nos momentos mais derradeiros. E apesar de alguns momentos derradeiros nos fazerem encarar a vida de forma diferente, uma das grandes mensagens por trás desse livro é de que a vida segue.

Jesse nos apresenta Greg, um cara normal que não quer ser rotulado em nenhum dos grupos que dominam a escola, embora ele consiga transitar por todos eles. Greg, apesar de não se aproximar tanto de ninguém, tem um amigo chamado Earl, com quem ele recria cenas de seus filmes favoritos.

Um dia, a mãe de Greg lhe diz que uma amiga, e antiga paixão de escola dele, está com câncer e pede que ele se aproxime dela. O que acontece é que Rachel está em negação e acredita que não vai morrer. Mesmo assim, Greg e Earl se juntam para tentar fazer um filme sobre a vida dela já que todos acreditam que aqueles são os últimos dias dela.

Provavelmente, quem for com muita expectativa não vai curtir a leitura. Por exemplo, a ideia básica pode lembrar A culpa é das estrelas e as pessoas que se encantaram com a história de Gus e Hazel não vão encontrá-los por aqui. Alguns personagens se destacam mais que outros, como Earl em momentos que vomita um monte sobre o que pensa de Greg. Já Rachel meio que fica como alguém mais secundário, como se uma das linhas da história não a envolvesse.

É um livro talvez indicado pra poucos - para aqueles que não estão atrás de romances chorosos e procuram uma leitura real.


Autor: Jesse Andrews.
Tradução: Ana Resende.

Editora: Fábrica 321.
Páginas: 288.
ISBN: 9788568432181.
Classificação: 3/5.
Capítulo do Livro
Skoob
Comprem o livro: Nobel | Submarino | Saraiva.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us