quinta-feira, 10 de maio de 2012

Resenha | Diários do vampiro - A Fúria

Pode conter spoiler sobre os livros anteriores
Diários do vampiro - A Fúria
Autores: L. J. Smith.
Tradução: Ryta Vinagre.
Páginas: 238.
ISBN: 9788501089366.
Editora: Galera Record.

Sinopse:
O terceiro livro trata de Elena com sua adaptação ao vampirismo, bem como a sua confusão entre os dois irmãos. Embora tenham que ficar fora do caminho da cidade por causa do novo vampiro caçador, Stefan, Damon, Elena e os amigos dela terão que pesquisar sobre a sombria presença que tem ultrapassado a cidade. Eles descobrem que esse tal "poder" é uma pessoa que está determinada a matar os dois irmãos e Elena, enquanto também planeja disparar Fell's Church e todos os outros para o mesmo fim.

Olá, leitores! A resenha de hoje é sobre um livro que eu comecei a ler há vários meses e larguei no primeiro capítulo, ironicamente furioso com o que li. O primeiro e segundo livros já foram resenhados aqui no blog: O Despertar e O Confronto.

A primeira coisa que vocês devem saber sobre mim: não sou fã de histórias sobre vampiros desde antes de Crepúsculo. Mas eu resolvi dar uma chance a Diários do vampiro por comentários positivos sobre a série de tevê - que dizem ser bem melhor que a literária. Bem, não sei quanto a isso pois assisti somente ao pilot e vi que há muita coisa diferente por lá.

A Fúria começa onde O Confronto termina. E Elena aparece numa clareira onde Damon e Stefan estão lutando. Mas há algo de diferente na garota. Por que ela simplesmente se sente diferente em relação a Stefan? Por que essa estranha ligação com Damon? Entrementes, um novo poder paira sobre Fell's Church e ele ameaça a existência de Elena, Stefan, Damon.

A narrativa da L. J. Smith é simples, pouco detalhista, mas para mim poderia ter sido um pouco melhor. A ficha sobre o acontecimento final do livro demorou para cair. Eu entendo que o livro foi publicado originalmente numa época em que as críticas talvez não fossem tão ferrenhas e a "cobrança" por um "algo a mais" não fossem tão expressivas. Isso não impedia a autora de ousar um pouco mais. Os elementos que comumente remetem aos vampiros estão lá, como o fato de não poder entrar numa casa sem a permissão de seu morador e as implicâncias de se alimentar com o sangue humano. Isso, para mim, foi algo bom...

No entanto, "Bom, com vontade de regular" foi a minha classificação do livro no Skoob. E, apesar disso, eu ainda vou ler os outros livros da série que eu comprei. Mas não sei se continuo com os próximos que faltam.

É uma leitura recomendada para passar o tempo, de fato. Pois não vai acrescentar uma lição, uma moral, à vida de ninguém. Apenas alguns momentos de diversão.

"(...) Enquanto Elena andasse pela face da Terra, ele jamais a deixaria. Mesmo que ela o odiasse, mesmo que o caçasse. Ele faria qualquer coisa para mantê-la segura."
Stefan, pág. 25.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us